Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fiscalização Apreende Carreta com 119 Animais com GTA Irregular

Data do post: 26/01/2016 22:29:11 - Visualizações: (1132)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu nesta semana, na barreira fixa de Talismã, sul do Estado, uma carreta com 119 animais com Guia de Trânsito Animal (GTA) irregular.

ADAPECA guia apresentada pelo motorista era apenas uma cópia e referia-se a outra carreta que transportava 140 animais que também foi parada, mas liberada posteriormente.

O motorista da carreta irregular disse aos inspetores e fiscais da Adapec que não sabia a origem dos animais e que apenas foi contratado no município de Nova Olinda, no Tocantins, para seguir com a carga. O proprietário dos animais foi multado em R$ 5.064,64 pela irregularidade e em mais R$ 127,69 por dificultar o serviço da Agência.

Segundo explicou a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa, os animais estão em uma fazenda próxima à barreira de Talismã e aguarda a comprovação da origem dos mesmos. “O proprietário apresentou por meio de seu advogado outra GTA que também estava em desacordo com os animais e vencida, por isso, eles continuam na fazenda como depositário, e caso não apresente a documentação de origem o gado pode ser sacrificado para não colocar em risco a sanidade do rebanho tocantinense”, afirmou Regina.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo o trabalho de fiscalização das barreiras é fundamental para a segurança sanitária dos animais tocantinenses. “Este trabalho da Adapec visa proteger o nosso rebanho e coibir qualquer tentativa de fraude de documentos”, disse o presidente.

A ação foi coordenada pela Supervisora Técnica da Área Animal de Formoso do Araguaia, Etel Marques, pelo médico veterinário Jorge França e pelos fiscais de defesa agropecuária, Elivan Venâncio, Moacir Torres, Manoel Feitosa, Alexandre Dantas, José Alberto, Marcelo Simão e Robson de Almeida.

Fonte: ADAPEC