Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Família de Jovem Busca Ajuda Para Tratamento de Doença Degenerativa

Data do post: 16/02/2016 22:28:15 - Visualizações: (1704)

Daniel tem 23 anos e descobriu o problema há quatro. A polineuropatia fez com ele perdesse os movimentos de braços e pernas.

 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)A família de um jovem de 23 anos está buscando ajuda para o tratamento dele contra uma doença degenerativa. Daniel Carvalho de Souza, mora em Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, e começou a apresentar os sintomas da polineuropatia aos 19 anos. A doença é degenerativa e ataca os nervos. Ele já perdeu os movimentos dos braços e das pernas.

Há quatro anos ele passou a andar com dificuldade até perder os movimentos das duas pernas. Pouco tempo depois os braços não respondiam mais. Hoje Daniel não consegue falar nem se alimentar direito.

O jovem depende de cuidados em tempo integral. Quem o ajuda nas atividades cotidianas é a avó dele, Neuselina Gomes Carvalho. "Faço tudo, dar banho, comida. Eu dou tudo para ele."

Daniel passa a maior parte do tempo na sala da casa da avó assistindo televisão e sonha com dia que voltará a andar.

A mãe dele, Virgimar Carvalho, é quem busca por tratamento com os especialistas para voltar a vê-lo bem.

"Ele precisa de neurologista, de fonoaudióloga, psicólogo, especialmente e nutricionista."

Sem dinheiro, ela recorreu por diversas vezes ao Sistema Único de Saúde (Sus). Virgimar também procurou o Ministério Público Estadual (MPE), mas ainda não conseguiu ajuda.

"Vou à Secretaria de Saúde todos os dias da semana. Já cansei de ir à Defensoria e ao Ministério Público."

Apesar de todas as dificuldades ela não perde as esperanças de ver novamente o filho saudável, mas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)desabafa. "Estou perdendo meu filho por falta de tratamento, por falta de ajuda"

A avó também sonha em ver o neto recuperado. "Tenho esperança de que meu neto vai ficar bom e poderá andar comigo."

Resposta

O Ministério Público em Formoso do Araguaia disse que vários documentos foram enviados para a Secretaria Municipal de Saúde pedindo o encaminhamento de Daniel para a Secretaria do Estado da Saúde. Mas o órgão não atendeu ao pedido do MP.

A TV Anhanguera entrou em contato com a prefeitura de Formoso do Araguaia, mas não obteve resposta.

Já a Secretaria Estadual de Saúde disse que Daniel deu entrada no Hospital Regional de Gurupi no dia 3 de fevereiro do ano passado. Segundo o órgão, ele recebeu o atendimento da equipe multiprofissional.

Após a estabilização, o jovem foi encaminhado pela equipe de neurologia ao atendimento ambulatorial oferecido pela rede municipal de Gurupi.

A Secretaria de Saúde disse ainda que não existe nenhum processo formal de Daniel para indicação de tratamento fora de domicílio e que nenhum pedido partiu da Prefeitura de Formoso.

Fonte: G1/TO