Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Morre aos 91 anos Ramón Castro, Irmão Mais Velho de Fidel e Raúl

Data do post: 24/02/2016 09:22:18 - Visualizações: (2133)

Causa da morte não foi divulgada por meios de comunicação estatais. Ramón foi preso em 1953 e cooperou com guerrilha liderada pelo irmão Fidel.

 (Foto: AFP Photo)Ramón Castro, irmão mais velho dos líderes de Cuba Fidel e Raúl Castro, morreu nesta terça-feira (23) em Havana aos 91 anos de idade, informou a imprensa oficial.

A morte de Ramón Castro aconteceu pela manhã, segundo a televisão estatal e o site do jornal "Granma". A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.

Seus restos foram incinerados e serão transferidos a Birán, local de nascimento dos Castro na província oriental de Holguín.

Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramón foi preso em 1953, durante o governo de Fulgêncio Batista e cooperou com a guerrilha liderada por seu irmão, Fidel, e o Movimento 26 de Julho. Ele organizou uma das redes de provisões que abasteciam a II Frente Oriental dos rebeldes.

Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário - na lavoura de cana-de-açúcar e na criação de gado - e foi diretor do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.

Segundo as informações oficiais, o irmão de Fidel e Raúl recebeu do governo cubano "diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba".

Ele era o mais velho dos filhos do casal Ángel Castro, espanhol, e Lina Ruz, cubana - pais também de Angelita (falecida em 2012), Fidel, Juanita, Emma, Raúl e Agostiniana.

Fonte: G1