Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Grupão da Oposição de Tocantinópolis se Reuniu na Câmara Municipal Para Traçar Metas Para a Eleição

Data do post: 24/02/2016 13:14:55 - Visualizações: (4701)

Reunião serviu para destacar quem são os pré-candidatos a prefeito do Grupo nos qual o majoritário deverá ser escolhido através de pesquisas de intenções de votos e aceitação dos eleitores.

imagem do site www.tocnoticias.com.brAconteceu nesta ultima segunda feira (22), no plenário da Câmara Municipal, a segunda reunião do grupo de oposição que visa mudar os projetos políticos e administrativos da cidade de Tocantinópolis.

O encontro que começou as 17 horas e se estendeu até as 22:00, colocou frente a frente antigos adversários políticos, vereadores, ex prefeitos e ex vice-prefeitos, além dos novos aspirantes a políticos do município.

O início da roda da conversa foi conduzida pelo vereador e presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Elson Ribeiro, que explicou a todos da relevância e importância daquela reunião para a história não só política mais também do futuro da cidade, passando o direito á explicações aos demais.

Dentre os presentes, estava o atual vice-prefeito e ex prefeito Eurivaldo Gomes (PSDB), que após ter sido trocado pelo filho do atual deputado estadual José Bonifácio como candidato da família "Gomes", foi bem recebido pelo grupo de oposição que resolveu abrir espaço para ouvir os planos e metas do agora enjeitado Eurivaldo, que apesar de não estar gozando de muitos privilégios políticos após o fora levado dos próprios familiares, disse durante o encontro que sua pretensão é a de disputar ao cargo de prefeito, cargo que deixou ainda em 2006 para dar lugar ao seu primo José Bonifácio.

 Apesar de se mostrar motivado, Eurivaldo foi questionado principalmente pelo também pré-candidato a prefeito Roberlan Cokim, que perguntou se o vice-prefeito não estaria no grupo apenas para minar a oposição, já que os Gomes costumeiramente se dividem durante as disputas no âmbito Estadual e Federal.

Em resposta Eurivaldo disse que "não era moleque", e que estava lá para somar, e quando novamente indagado se o mesmo poderia se candidatar a um outro cargo caso não fosse o escolhido para a majoritária o vice-prefeito explicou que não disputaria vaga na câmara. Sobre o sobrenome que carrega, Eurivaldo disse que de agora em diante para a disputa usaria o pseudônimo de "Eurivaldo do Povo".

Roberlan Cokim também lançou perguntas á cúpula do PMDB que marcou presença na Reunião, dentre eles estavam o advogado Marcelo Rezende Queiroz, o atual vereador Mardônio Vilanova, João da Sucam e o pré-candidato da sigla Eduardo Bandeira Queiroz. Roberlan perguntou aos peemedebistas o que aconteceria se o Governador Marcelo Miranda que também é da sigla e atualmente é o maior nome do partido no Estado, sinalizasse para que em Tocantinópolis o PMDB apoiasse o candidato do aliado de Marcelo na Assembleia, José Bonifácio, e a resposta foi dada por dois membros, sendo que o primeiro foi Mardônio que explicou aos presentes que o partido constituirá um diretório municipal na cidade com autonomia para tomar decisões de escolha de palanques.

Todos tiveram a oportunidade de falar durante a reunião, porém, vale destacar a palavra dos novatos do grupo, e dentre estes uma das que se mostrava mais empolgada era a ex vereador Leolinda Aires (DEM), que durante sua fala disse que apesar das falácias ela está apta para concorrer ao cargo de prefeita, restando apenas receber o respaldo do grupo, salientando ainda que o candidato majoritário além de ter boa aceitação por parte do eleitorado, teria que ter uma certa condição financeira para pelo menos ajudar os postulantes ao cargo de vereador do grupo que não dispõe de condições financeiras para tocar a campanha sozinhos. Leolinda disse ainda que caso não seja a preferida do grupo para o cargo de prefeita ela continuará ajudando na disputa para mudar os rumos de Tocantinópolis.

Da família dos "Azevedos", haviam dois representantes, dentre eles o ex candidato a vereador Tibérim (PMDB) e o pré-candidato a prefeito na disputa deste ano o clínico geral Tibério Neto (PRP), que em sua fala relatou que sua intenção é a de mudança na cidade, continuando com o mesmo tom dos demais que é o de acabar com a familiocracia imposta atualmente por Bonifácio e Fabion.

O militante da política local Roberio Pereira, explanou todo o sentimento da oposição em sua fala, contando como ele e sua família foi perseguida principalmente pelo atual candidato da Família Gomes, a quem todos estão chamando carinhosamente de "Coronelzim do Bonifácio". Roberio deixou bem claro que estava participando do grupo não por vingança pessoal mais por lutar para que as perseguições que ele sofreu não aconteça com mais ninguém.

O postulante a uma vaga na câmara Raimundo Filho, ou "Raimundo Filho do Mestrinho", disse no plenário que independente da posição que o seu partido o PMDB tomar, ele não irá se submeter ás vontades dos detentores do poder, e que se manterá firme no propósito do grupo que é a libertação da cidade das garras dos Gomes.

A professor e atual presidente do PRB, partido que o vice-prefeito Eurivaldo está quase filiado, relatou que seu nome também está a disposição para compor a chapa majoritária mais postulando o cargo de vice, já que a mesma dará apoio a seu esposo Raimundo Filho.

O atual vereador Francisco de Assis (PSB), que não havia participado da primeira reunião, disse que sempre foi e sempre será oposição ao tipo de governo que hoje manda e desmanda no município. "Não tenho como compactuar com uma gestão que não prega a transparência no bem público, e para os que duvidavam da minha integridade como homem e político estou aqui para encarar essa difícil mais não impossível vitória". Disse Francisco, que só na rodada, recebeu declaração de votos de dois presentes na reunião.

O pré-candidato a prefeito do PMDB, Eduardo Bandeira Queiroz, também fez suas explanações e afirmou que sua candidatura pelo partido nasceu pelo desejo de desvincular a sigla no município de ser apenas um coadjuvante, passando a titular, já que ele vinha fazendo um trabalho sério na política local citando os apoios e votos dados principalmente á Deputada Federal Josy Nunes e também ao Governador. "Apesar de muitos falarem que nós não estamos na rua fazendo um trabalho mais próximo á periferia mais nós trabalhamos sim e muito buscando melhorias para o nosso povo", disse Eduardo.

Também do PMDB, o vereador Mardônio Vilanova Queiroz falou na reunião que suas pretensões não é a majoritária, porém, não poupou criticas ao atual modo de gestão em que estamos submetidos e não precisou explicar muito o que todos já sabemos. Que Mardônio e Gomes não se cheiram.

O professor Lamarck Pimentel que agora representa o (PTN), aproveitou a ocasião para explicar uma questão que estava sendo muito comentada nas rodas de conversas do município, de que o mesmo teria saído do PT, para ir para o atual partido para atender os gostos de Bonifácio. Segundo Lamarck, muitos falavam aquilo por causa do posto ocupado por ele no momento como chefe do Naturatins local, porém, o professor salientou que a chefia foi conseguida por intermédio da Deputada Amália Santana (PT), que teve muita dificuldades para conseguir esse feito, tendo de abrir mãos de outros cargos em Colinas para o grupo opressor. Lamarck disse ainda estar pronto para a disputa seja a qual cargo for e que do grupo não pretende sair.

Um dos que também fez suas explanações na reunião foi o militante do PMDB conhecido por João da Sucam, que disse ter achado bonita a intenção das pessoas presentes, mas que o mesmo não acreditava que aquele grupo pudesse permanecer unido, já que em outras eleições foi tentado fazer o mesmo e na reta final o grupo se dizimou facilitando as coisas para os detentores do poder atual. "Eu já assisti esse filme, e creio que o quadro vai mudar". Disse João, que ainda foi interrogado por Roberlan Cokim que questionou devido a amizade de Antenor Queiroz com João, se o mesmo acompanharia o ex-prefeito na concepção política que ele segue hoje. "O próprio Antenor Queiroz e seu filho Antenorzinho me interpelaram dentro do Supermercado Netão dizendo que era pra mim largar de valentia e que ajudasse o Paulim do Bonifácio nesta empreitada, e o que eu respondi foi que como você teve coragem de encarar uma disputa eu também vou seguir minhas convicções. Então seu João, eu gostaria de saber se o senhor está aqui por seus pensamentos ou por seguir o Antenor?". Em resposta João da Sucam respondeu que estava por acreditar que esta era a melhor proposta para Tocantinópolis e que estava filiado no PMDB e que mesmo que haja debandadas como ele prevê, ele se manterá firme a seu propósito.

O jovem Fernando Henrique, ou "Fubica", que agora já vai fazer parte do diretório municipal do Partido Ecológico Nacional (PEN), mesma sigla de Roberlan, disse na reunião que já vinha por seus próprios extintos criticando através das redes sociais as mazelas que ele encontra em suas andanças e mesmo que muitos achem besteira ficar expondo esse tipo de postagem ele lembrou que algumas foram resolvidas rapidamente como foi o caso da fonte luminosa abandonada na beira rio que estava servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegipty. "Vou entrar nessa batalha pra tentar mudar o modo de governar Tocantinópolis, ainda não tenho pretensões de me candidatar mais quero estar no meio do processo político e quem sabe lá na frente não siga o estilo de meu avô Raimundo Grade que foi prefeito em Maurilândia". Disse Fubica.

Um dos que estava mais empolgado em estar fazendo parte daquele grupo era o ex candidato a vereador Tiberim, que não poupou elogios ao grupo dizendo que ele e o Dr. Tibério Neto haviam chegado para somar. "É a parcela de contribuição dos Azevedos, mesmo com a morte do meu pai não vamos desistir de lutar por uma Tocantinópolis melhor, por isso estamos juntos". Disse Tiberim.

O ex vereador Márcio Kley (PP), relatou que está firme com o pensamento de mudança com "União", e lembrou que sem união os Gomes vão levar mais uma fácil. Em sua fala, Márcio ressaltou também o trabalho feito por ele mesmo sendo perseguido, relatando que não é fácil mais mesmo assim ele consegue conciliar seu trabalho com o site Boa vista em foco no qual o ex vereador usa para denunciar práticas ilícitas e mazelas relatadas pelo povo. 

Outro que esteve na primeira reunião e nesta voltou a marcar presença foi o professor Arruda que pegou a presidência do PT em Tocantinópolis. Arruda contou que sua presença no grupo se dá por insatisfação pessoal e também por não concordar com a atual gestão e suas perseguições.

imagem do site www.tocnoticias.com.brA ultima fala ficou por conta do professor Cleber que já é conhecido por não guardar seus pensamentos, tratou logo de discordar do pensamento de alguns novatos do grupo, ao dizerem que além de ter boa aceitação nas pesquisas o candidato majoritário teria que ter uma boa condição financeira. "Mal chegaram e já foram tratando logo de tirar eu e o Cokim de tempo com essa estória. O seu João está certo mesmo, dificilmente as peças permaneceram as mesmas, por causa da ganância pessoal". Disse o professor.

"Ninguém é melhor do que ninguém aqui nesse grupo, estamos com os mesmos pensamento de mudança, se não concordarem com a lógica pode ter certeza que não está com o mesmo pensamento do time". Explicou Cleber que foi candidato na ultima eleição municipal ficando em segundo na disputa para o cargo de prefeito.

Uma próxima reunião deverá se marcada para o início do próximo mês para conversar sobre as pesquisas eleitorais que deverão ser feitas para se chegar ao candidato majoritário da chapa.  

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias