Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis, Torre da Antena da Rádio Tocantins Desaba Devido a Falta de Manutenção

Data do post: 25/02/2016 17:18:21 - Visualizações: (3706)

Com exatos 72 metros de altura, a torre que foi levantada para emitir as ondas sonoras da Rádio Tocantins AM, sucumbiu ao tempo no ultimo Sábado (19), durante a uma chuva com ventos. A Tocantins fez história lançando no mercado dezenas de profissionais da locução em toda região.

imagem do site www.tocnoticias.com.brMuitos Tocantinópolis costumam dizer que Tocantinópolis é a "Cidade do já teve", e em partes temos que concordar com a triste frase. Quem lembra da antiga vinheta que dizia: "Sintonizam Rádio Tocantins AM, ZYH 792, Transmitindo na frequência de 750 quilo-hertz, Emissora Brasileira de ondas médias,  uma emissora do grupo Graciomário de Queiroz. Rádio Tocantins AM, Sempre no seu Coração".

Pois é, a primeira rádio a operar em Tocantinópolis que revelou dezenas de locutores na região, e que saiu do ar há vários anos, se transformou apenas num seleiro de abandono e seu prédio virou local para consumo de drogas de alguns usuários que já depredaram quase que completamente a antiga sede.

imagem do site www.tocnoticias.com.brUm dos últimos símbolos que fazia lembrar a tão famosa rádio que emitia suas ondas em quase todo o bico do papagaio por causa de sua alta frequência era a torre que media 72 metros de altura, e podia ser vista de quase toda a cidade de Tocantinópolis, e que no ultimo Sábado (19), sucumbiu a um vento com chuva rápida que caiu em parte da cidade. A falta de manutenção e o abandono fizeram com que a grande torre se transformasse em um monte de ferro retorcido no meio de uma mata que cresceu no imenso lote onde a mesma foi construída.

Segundo informações dos últimos funcionários a rádio saiu do ar a cerca de 06 anos, e antes disso, o proprietário Graciomário de Queiroz que hoje é Diretor de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Industrias de Brasília (FIBRA), manteve apenas dois operadores que colocavam apenas músicas, tirando o brilho da rádio que já teve em sua grade de programação vários locutores que hoje trabalham em outras emissoras locais e da região.

Foto Arquivo Pessoal Luís de LimaDentre os que começaram suas carreiras na Tocantins AM relembramos: Zullias Amoury, Agicer Pereira, Márcio JB, Edinaldo Silva, Janeide Gomes, Izabel Menezes, Luís de Lima, Zermânio Almeida, Wesley Frankley, João Cortez, Nardele Oliveira, Anísio de Souza, Tony Viana, José Raimundo "JR" (In Memorian), Francisco Martins, Geres Nunes, Di Paula, Helô Barsi, Josimar (Tchauly), Carlito Souza, Eduardo Silva e Neves Santos.

Foto Arquivo Pessoal Luís de LimaUma pena muito grande ver todo um patrimônio desses estar se perdendo ao relento do abandono, se tornando mais um grande empreendimento que gerava muitos empregos fechando as portas em Tocantinópolis, mais é compreensível, já que os incentivos fiscais no município são praticamente nulos ficando praticamente inviável os empresários tentarem investir no município.

A cidade de Tocantinópolis que contabiliza hoje mais de 23 mil habitantes conta com apenas uma emissora de Rádio, sendo esta particular pertencente a grupos políticos que sempre atrapalham quando alguma associação ou entidade tenta abrir uma rádio comunitária para fazer o social na região. Locutores que começam a se destacar fazendo criticas ou tentando ajudar a população carente são rapidamente substituídos para tentar esconder as verdades vivenciadas tanto em Tocantinópolis como também na cidade vizinha de Porto Franco (MA).

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias