Dorinha Defende o Uso da Fosfoetanolamina no Combate ao Câncer

Data do post: 02/03/2016 16:22:12 - Visualizações: (2029)    Imprimir

Pesquisada há mais de duas décadas, barreiras burocráticas impedem o cidadão brasileiro de ter acesso livre ao tratamento de câncer com o uso da fosfoetanolamina, e a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) defende que os estudos sobre o medicamento sejam agilizados para que o medicamento seja liberado para uso.

Ascom/Gab. Dep. Fed. DorinhaA fosfoetanolamina foi produzida pela Universidade de São Paulo e era fornecida gratuitamente, mas uma portaria da USP proibiu a distribuição até o registro junto à Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para conseguir a medicação, os pacientes entraram na justiça para obter as cápsulas.

Professora Dorinha acompanhou algumas audiências públicas sobre o assunto e, para ela, ficou evidente que o medicamento tem efeito sobre o câncer, apesar de que ainda não há nenhum resultado oficial que comprove. “De qualquer forma, se há relatos de pacientes que sentiram melhora com o uso da droga, não podemos fechar os olhos para essa possibilidade que pode salvar muitas vidas. É preciso investir mais nas pesquisas sobre a fosfoetanolamina e liberar o seu uso”, disse.

Até o momento, a pílula do câncer não deve substituir os tratamentos já comprovados. A quimioterapia, radioterapia e imunoterapia ainda são as principais terapias contra a doença.

Proposições

Na Câmara dos Deputados tramitam três projetos de lei (PLs 3454/2015; 4510/16; 4558/16) tratando sobre o uso da fosfoetanolamina sintética. Todos eles no sentido de prever a autorização do uso da droga em pacientes oncológicos mediante assinatura de termo de responsabilidade, cujos produção e  fornecimento teriam o apoio da União.

 

Fonte: Com Informações da Agência Câmara

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2923

Notícias Relacionadas

18/09/2018
VSR: Principal Vírus Causador de Bronquiolite em Bebês Pode ser Evitado

31/08/2018
Recurso de Lula tem Chance de Ser Aceito e Ele Deve Concorrer, Dizem Professores

27/08/2018
Documentos de Veículos Agora Também Terão Versão Eletrônica

14/08/2018
Bolsonaro Registra Candidatura a Presidente do Brasil

14/08/2018
Trabalhadores Já Podem Sacar Cotas do Pis a Partir Desta Terça-Feira (14)

11/08/2018
Projeto de Kátia Abreu que Moderniza Seguro Rural Avança no Senado

Todas as Notícias