Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

No Dia Internacional da Mulher, Uma Homenagem Especial Masculina na Defensoria Pública do Tocantins

Data do post: 08/03/2016 17:07:42 - Visualizações: (1004)

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vai muito além de um dia para presentear mulheres com flores ou outros mimos. Na verdade, a data marca uma história de resistência, contra a opressão feminina.

Jornalismo Defensoria Pública-TOCoordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a defensora pública Vanda Sueli Machado considera que ainda há muito o que ser conquistado no que diz respeito aos direitos das mulheres. Por conta disso, a programação institucional da Defensoria em homenagem às mulheres, que segue durante todo o mês de março, foi aberta com participação especial dos homens com o objetivo de instigar à reflexão.

Os defensores públicos Murilo Machado e Fábio Monteiro deram o seu recado aos Assistidos, em homenagem às mulheres, nos andares de atendimento da sede da Instituição, em Palmas. A primeira palestra aconteceu no 2º andar, no hall de recepção do Nudem, onde o defensor público Murilo Machado parabenizou as mulheres Assistidas e fez um alerta aos homens sobre respeito às mulheres. “Mais de 80% dos nossos Assistidos são mulheres, muitas delas desamparadas. Mas o que a gente procura é que tenhamos uma família mais fraterna. A maior mensagem que Cristo nos deixou, que resume os dez mandamentos, é amar ao próximo como a si mesmo. Se todos nós fizermos isso a cada dia, é o suficiente para todos os outros problemas serem solucionados”, destacou o defensor público.

Além disso, Murilo Machado ofereceu orientações às mulheres sobre os seus direitos e as incentivou a não se calarem diante da violência doméstica. “Convoco todas as mulheres a lutarem por seus direitos de uma maneira fraterna. O índice de violência no seio familiar ainda é muito grande, em alguns pontos ela é silenciosa, mas eu convoco às mulheres a não ficarem em silêncio. Procurem os seus direitos, há muitos profissionais para ampará-las e orientá-las do ponto de vista jurídico e de assistência, procurem se autoconhecer e buscar soluções, mas não deixem a violência tomar conta dos seus problemas”, concluiu.

Jornalismo Defensoria Pública-TOJá no terceiro andar, o defensor público Fábio Monteiro deu o seu recado. “A sociedade acompanha a evolução feminina, no sentido de fortalecer a mulher para que ela continue galgando os direitos na sua vida social e garantindo o seu reconhecimento. Então, fica o meu incentivo às mulheres para que busquem o seu direito e também clamo aos homens para que respeitem as suas companheiras. São mulheres de extrema fibra que cuidam e defendem os seus direitos, os de seus familiares e entes queridos. Parabéns a todas as nossas Servidoras, Analistas, Defensoras e Assistidas, que com muita luta vem batalhando pelo fortalecimento dos direitos das mulheres no Tocantins e também no cenário nacional”, destacou o defensor público. Além das palestras ministradas pelos defensores públicos, a programação contou com a distribuição de folders educativos aos Assistidos que focam a sensibilização sobre a violência contra a mulher. “As mensagens focam a mulher como um personagem de coragem, que conhece seus direitos, não aceita nenhuma forma de violência e usa a sua força para lutar”, adianta a defensora pública Vanda Sueli Machado.

Programação

As ações da Defensoria Pública em homenagem às mulheres seguem durante todo o mês de março e envolvem diversas atividades, como palestras, cursos, apresentações culturais, atividades educativas e atendimentos especializados.

História

No ano de 2010 comemora-se o centenário de instituição do Dia Internacional da Mulher. A data, mais do que uma festividade, é um perturbador estímulo à reflexão: no dia 8 de março de 1857, 129 mulheres e meninas trabalhadoras da indústria têxtil morreram carbonizadas dentro de uma fábrica nos Estados Unicos enquanto reivindicavam melhores condições de vida e trabalho. Em 1910, o Congresso Internacional de Mulheres, realizado na Noruega, escolheu a data desta tragédia para instituir o Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Jornalismo Defensoria Pública-TO