Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PM Contempla Mais de 42 Mil Crianças e Adolescentes com Projetos Sociais em 2015

Data do post: 08/03/2016 18:26:43 - Visualizações: (1281)

Tendo como meta a prevenção, a Polícia Militar do Estado Tocantins realiza projetos sociais como Proerd e Escolinhas de futebol com o intuito de orientar crianças e adolescentes contra o uso de drogas, violência e envolvimento com o crime, além de promover a prática de esportes.

Ascom PMTOO Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, Proerd, tem como finalidade orientar crianças e adolescentes a identificarem e resistirem ao apelo dos entorpecentes e da violência. Já as escolinhas de futebol têm o intuito de fortalecer o convívio social de crianças e adolescentes sob preceitos de disciplina e respeito.

Proerd

O programa acontece por meio do tripé Polícia Militar, Escola e Família, cujas atividades educacionais são realizadas em salas de aula. As lições do Proerd trabalham o desenvolvimento da auto-estima, controle de  tensões, civilidade, técnicas de autocontrole, resistência às pressões e as formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ou não do convívio diário.

Para o coordenadora estadual do programa, tenente coronel Silvania  Martins Benvindo Pacheco, “o programa atinge boa parte de nossos jovens causando empatia entre estes, a Polícia Militar, a Família e a Escola. O resultado do programa é muito positivo e o nosso intuito é minimizar cada vez mais o envolvimento de jovens com as drogas e a violência”, relatou.

Para a ex-aluna do programa, que também é militar, soldado Kalynne  da Costa Sales, "mesmo com o passar dos anos, a vida acontecendo, e as mudanças surgindo, jamais pude me esquecer da tenente Rúbia, hoje, tenente coronel e seus ensinamentos, quando ainda tinha 9 anos. Sem dúvidas, o Proerd mudou a minha vida, e me trouxe até onde estou”, revelou.

Há 13 anos atuando no estado o programa já assistiu 313.760 crianças e adolescentes, sendo 41.104 alunos atendidos somente em 2015. No currículo pais o programa contemplou 771 pais em 2015, e o total de 3.732  desde 2002.

A PMTO possui 84 instrutores habilitados. Atualmente, o programa aplica seus currículos, semestralmente, em cerca de 200 escolas localizadas em todo estado.

Escolinhas de futebol da Polícia Militar

Ascom PMTOPor meio de treinamentos diários e participação em campeonatos estaduais e nacionais, as unidades militares têm trabalhado com o objetivo de despertar o espírito esportivo e a cidadania em crianças e adolescentes.

Os treinamentos, que são oferecidos gratuitamente por policiais militares com formação em educação física e áreas afins, são focados em melhorar o desempenho escolar, requisito para se manter no projeto, e também na participação em campeonatos, para aqueles que almejam seguir a carreira profissional.

Palmas

Há treze anos a escolinha de futebol do 1° Batalhão alimenta o desejo de centenas de crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos de jogar profissionalmente. Em 2015, cerca de 400 atletas participaram do projeto.

Ascom PMTOPara Elaine Cristina Pereira de Oliveira, mãe do aluno Lucas Emanuel de 16 anos, que desde os 7, participa das atividades da escolinha, o projeto auxiliou no comportamento do filho e na assimilação de valores. “Só tenho a dizer que é uma benção meu filho fazer parte da escolinha, lá ele aprendeu muitas lições não só de futebol, mas de vida. É maravilhoso ainda ver o comprometimento dos professores com os alunos. Eles cultivam o respeito e carinho que refletem nas ações do meu filho em casa”, disse.

O aluno João Victor Bernardo de Sousa Teixeira, de 15 anos, que já jogou em outras escolinhas anteriormente, afirma que no projeto “não é somente treinos e campeonatos, aprendemos a viver conforme regras e disciplina, tanto nos treinos, quanto em casa e na escola. Tenho muito orgulho e prazer de treinar no batalhão”, finalizou o atleta.

Desde 2003, a escolinha de futebol já atendeu mais de 6.000 crianças e adolescentes, além de ter revelado talentos que jogam em times de renome nacional como Gabriel Mateus, 16, Goleiro titular e Rodolfo Valadares Neto Jr, 17, atacante titular do Vila Nova de Goiás. Este ano, a equipe de sub-15 irá representar o estado no Campeonato Brasileiro de Futsal.

Gurupi

Ascom PMTOEm Gurupi, o Projeto Escolinha de Futebol implantando no segundo semestre de 2014 já atendeu cerca de 100 meninos com faixa etária de 7 a 15 anos. Eles disputam nas categorias de sub-9 a sub-15.  Em 2015, os atletas da escolinha participaram de diversos campeonatos como o campeonato estadual, Taça Gilberto de Sousa.

Araguaína

Já em Araguaína, por meio da Associação Desportiva Batalhão do Araguaia- ADESB, a escolinha de futebol atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos com o projeto “Futebol Cidadão”. Em 2015, 110 alunos foram atendidos. A expectativa é que este ano 150 alunos sejam atendidos no programa que é desenvolvido juntamente com o calendário escolar.

Fonte: Ascom PMTO