Bloquear Celulares Perdidos ou Roubados Ficou Ainda Mais Fácil

Data do post: 09/03/2016 09:30:33 - Visualizações: (2247)    Imprimir

Seu celular foi roubado, ou se perdeu em algum lugar sem volta. E agora? Para impedir que outra pessoa use o aparelho, recomenda-se bloquear o IMEI, sequência numérica de 15 algarismos associada ao aparelho. Daqui em diante, isso ficará mais fácil.

Fornecido por GizmodoIsso é uma boa notícia: o IMEI fica na caixa e na nota fiscal, mas estas são coisas que acabamos jogando fora com o tempo. Outra forma de acessar o código é discando *#06# no seu celular, o que não adianta muito se ele já estiver perdido.

Além disso, você pode bloquear o IMEI em caso de roubo diretamente na delegacia, sem ligar para a operadora depois. Segundo a Anatel, isso está disponível nas polícias civis da Bahia, Ceará e Espírito Santo; a funcionalidade chegará em breve para a Polícia Federal e para as polícias civis de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Feito isso, o celular entra no CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), sistema coordenado pela Anatel com cerca de 6,5 milhões de aparelhos registrados.

Desde 2014, ele está integrado à base mundial de celulares administrada pela GSM Association (GSMA). Dessa forma, aparelhos roubados em outros países não podem ser ativados no Brasil, e vice-versa.

Vale notar que o bloqueio do IMEI só dificulta que ele seja ativado na rede das operadoras, mas não impede que o ladrão acesse as informações que estão no aparelho, como fotos e arquivos. Para isso, você precisa fazer o bloqueio remoto – ensinamos aqui o procedimento no iOS, Android e Windows Phone.

É bom ver que a Anatel está implementando mais medidas para coibir o roubo a celulares. Mas, infelizmente, é possível trocar um IMEI bloqueado por outro mapeado como legítimo, usando kits "que custam aproximadamente quinze dólares", segundo a Teleco.

Fonte: Gismodo

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2918

Notícias Relacionadas

18/09/2018
VSR: Principal Vírus Causador de Bronquiolite em Bebês Pode ser Evitado

31/08/2018
Recurso de Lula tem Chance de Ser Aceito e Ele Deve Concorrer, Dizem Professores

27/08/2018
Documentos de Veículos Agora Também Terão Versão Eletrônica

14/08/2018
Bolsonaro Registra Candidatura a Presidente do Brasil

14/08/2018
Trabalhadores Já Podem Sacar Cotas do Pis a Partir Desta Terça-Feira (14)

11/08/2018
Projeto de Kátia Abreu que Moderniza Seguro Rural Avança no Senado

Todas as Notícias