Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Reunião Técnica Discute Padronização de Ações no Serviço de Inspeção Estadual

Data do post: 09/03/2016 19:17:32 - Visualizações: (1028)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza até a próxima sexta-feira, 11, reunião técnica com inspetores de defesa agropecuária que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). O objetivo da reunião é avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo estado e padronizar as ações de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal.

ADAPECNa abertura da reunião, o presidente Humberto Camelo, elogiou o trabalho que a equipe de inspeção vem realizando e falou da expectativa de adesão do Tocantins ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). “Avançamos bastante na política de inspeção adequando nosso serviço às exigências da legislação buscando a adesão ao Sisbi, e já protocolamos o pedido junto ao Ministério da Agricultura e estamos aguardando a auditória que deve acontecer nos próximos meses”, anunciou Humberto. Ele ainda destacou que as indústrias tocantinenses cadastradas no SIE ao aderirem ao Sisbi poderão comercializar seus produtos em outros estados.

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa disse que o serviço de inspeção é fundamental para a segurança alimentar, pois credencia os produtos de origem animal que são comercializados, e apontou que estão sendo elaborados estudos para normatização de outros setores crescentes no estado como mel e pescado.

Durante os três dias de encontro serão abordados a padronização dos serviços de inspeção, avaliação e acompanhamento dos programas de autocontrole, apresentação do sistema de inspeção animal da área de leite e derivados, sistema na área de carne e derivados, processo de rotulagem e treinamento para avaliação da mesma.

A reunião contará ainda com uma palestra e treinamento prático sobre coleta de tronco encefálico, método importante no reforço das ações que comprovam que o Brasil é livre da doença da Vaca Louca (encefalopatia espongiforme bovina) que será ministrada pelo fiscal federal agropecuário do MAPA, Daltro Vasconcelos.

A gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori contou que em abril a equipe volta a se reunir em Natividade, no sudeste do estado, para desenvolver um padrão de blitz educativa e fiscalizatória de combate ao comércio de produtos clandestinos e coibir que produtos com SIE e SIM de outros estados sejam comercializados no Tocantins, pois, além da proibição por lei, isso acarreta um prejuízo econômico para o empresário que está investindo em nosso estado”, pontuou.

Fonte: ADAPEC