Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Corpo de Bombeiros Realiza Simulação de Resgate em Acidente de Trânsito

Data do post: 10/03/2016 19:04:54 - Visualizações: (1258)

A cena parecia real, mas o acidente de trânsito com vítimas presas às ferragens era uma simulação do Corpo de Bombeiros do Tocantins. O treinamento aconteceu no pátio do 1° Batalhão dos Bombeiros em Palmas. O objetivo foi colocar em prática os conhecimentos teóricos dos alunos do Curso Especial de Habilitação de Oficiais administrativos (CEHOA) em atendimento pré-hospitalar, comando e controle, e salvamento veicular.

Ascom/BOMBEIROS“Conseguimos com esse simulado avaliar os alunos do CEHOA no que diz respeito ao gerenciamento de emergências e observar também outras áreas de conhecimento. O treinamento também é necessário porque se não estivermos em condições não conseguiremos atender o população quando formos solicitados”, explicou o major Alex Matos, um dos organizadores do simulado.

Na cena apresentada, houve uma colisão frontal de dois veículos onde um dos motoristas veio a óbito porque estava sem cinto de segurança e foi arremessado para fora do veículo. Os militares também realizaram a contenção de um incêndio que deixou um dos carros totalmente destruído.

No segundo carro o motorista ficou gravemente ferido e preso às ferragens, os bombeiros tiveram que usar ferramentas de corte para retirar vítima. Outros dois ocupantes do carro foram resgatados e encaminhados para o hospital. O público acompanhou a movimentação operacional e o atendimento pré-hospitalar e imobilização das vítimas. A atividade foi narrada por um bombeiro militar, que explicou o passo a passo dos procedimentos realizados pelas equipes.

“Esse simulado envolveu várias técnicas de conhecimento, desde atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento terrestre, que foram avaliadas ao mesmo tempo. E uma das preocupações do Corpo de Bombeiros é manter a equipe preparada para qualquer incidente”, explicou o Chefe de Estado Maior, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Fonte: Ascom/BOMBEIROS