Faça seu login Cadastre-se

Olá Visitante.

Pesquise notícias

Publicidade

Menino que Tomou Soda Cáustica Aguarda Há Três Anos Para Tirar Sonda

Data do post: 11/03/2016 21:10:33 - Visualizações: 2025                                                                                                         Imprimir

Desde que ingeriu produto, ele não consegue se alimentar pela boca. Garoto passará por procedimento para tentar dilatar o esôfago, em Goiânia.

(Foto: Regina Santos/Arquivo pessoal)Aos 7 anos, Carlos Augusto da Luz Silva faz quase tudo como a maioria dos garotos da sua idade: vai à escola, anda de bicicleta e brinca com os amigos. No entanto, ele enfrenta o drama de se alimentar apenas com um leite especial e por meio de uma sonda presa à barriga. O motivo da restrição é que, há três anos, ele ingeriu soda cáustica, o que provocou sérios danos ao esôfago.

Morador de Vianópolis, no sul de Goiás, o menino vive com um casal de tios, que o adotou após o acidente com a soda. Na época que ingeriu o produto, Carlos Augusto foi levado a um hospital de Goiânia, onde enfermeiras flagraram a mãe dele o agredindo.

"A mãe morava em Luziânia com o marido e pai dele, mas se separou e veio viver com a gente. Depois, arrumou outro homem e se mudou. Um mês depois, o Carlos engoliu a soda. No hospital, enfermeiras viram ela batendo nele. O Conselho Tutelar foi acionado, tomou a guarda e ia colocá-lo para adoção, mas eu e minha mulher o pegamos para criar", disse ao G1 o lavrador Ronaldo de Freitas Pereira, pai adotivo do garoto.

O menino ficou três meses internado e saiu do hospital com a sonda. Ronaldo afirma que o esôfago do garoto foi praticamente devastado. Por conta disso, desde então, ele nunca mais ingeriu qualquer alimento pela boca. Ele só toma um leite especial fornecido pelo governo e injetado diretamente pela sonda.

Uma das pontas do aparelho fica presa ao abdômen do menino. A outra, pendurada em uma corrente que ele utiliza no pescoço. Tia de sangue, mas mãe adotiva de Carlos Augusto, a dona de casa Regina da Luz Santos, diz que não vê a hora de o problema ser resolvido. "É um grande sonho dele poder comer pela boca. Nós contamos os dias", afirma.

Tratamento

O menino faz acompanhamento no Hospital Materno Infantil (HMI) desde que sofreu o problema. De acordo com a unidade, a ação da soda causou um estreitamento do esôfago de Carlos Augusto, o que é chamado de "estenose esofágica", impedindo que ele se alimentasse pela boca.

No próximo dia 18, o esôfago passará novamente por um processo de dilatação, semelhante a uma endoscopia, para tentar reverter a situação. É preciso esperar a reação do organismo do menino para saber se ele vai ou não tirar a sonda.

Caso não dê certo o procedimento, há a hipótese de que Carlos Augusto passe por uma cirurgia. No entanto, segundo o HMI, a operação seria de alto risco, pois o paciente não possui condições clínicas para um procedimento tão evasivo.

Fonte: G1/GO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Comentários (0)

você precisa estar logado para comentar Logar 

Esta notícia não tem nenhum comentário, seja o primeiro!

Endereço

Avenida Nossa Senhora de Fátima - 1595, Centro

Contato

(63) 3471-1970, (63) 8119-0520 (Tim), (63) 8441-0195 (oi), (63) 9957-1100 (Vivo) e (63) 9276-6362 (Claro)

Siga-nos

2014 - TocNoticias - Portal de Notícias - Todos direitos reservados...

Administrado por: Roberlan Cokim