Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Indígenas Apinajé Protestam em Frente a Diretoria Regional de Ensino e Prefeitura de Tocantinópolis

Data do post: 17/03/2016 23:17:15 - Visualizações: (3901)

Após liberar na ultima sexta feira (11), o tráfego na rodovia TO-126 depois de bloquearem a estrada por 18 dias, os Apinajé's voltam a protestar desta vez pelas ruas da cidade de Tocantinópolis com paralisação em locais estratégicos que podem resolver suas demandas.

imagem do site www.tocnoticias.com.brDe surpresa os indígenas chegaram na porta da Diretoria Regional de Ensino na manhã desta Quinta Feira (17), e pacificamente usando faixas e um carro de som, discursaram para os funcionários daquela diretoria contando suas demandas e reivindicações na tentativa de que o Diretor Regional Dorismar Carvalho possa resolvê-las.

Vale lembrar que a autoridade máxima da educação regional se quer foi á porta da diretoria para ver e ouvir de perto as reclamações dos indígenas que reclamam da má qualidade da educação, além de pedir que seja contratado mais funcionários para melhor atender os alunos da Escola Estadual Indígena Tekator que fica localizada na Aldeia Mariazinha, que segundo eles encontra-se em situação degradante.

"Falta um zelador, merendeira, falta internet também para melhorar o ensino de nossos alunos". Disse o indígena Silivan Oliveira.

imagem do site www.tocnoticias.com.brUm dos principais pontos citados pelos indígenas é a falta de merenda de qualidade na escola, já que muitos alunos saem de suas aldeias tendo que acordar as 04 horas da manhã por causa das péssimas condições das estradas vicinais que não são encascalhadas há tempos e com a chegada das chuvas os ônibus passam pelas estradas com muita dificuldade.

"Cadê o secretário de Esporte e Juventude? Nossos jovens estão aqui reivindicando seus direitos para uma educação de qualidade, uma educação integral e humanizada, queremos uma quadra de esportes. Cadê? Por isso que os jovens estudantes e a comunidade juntamente com os caciques e as lideranças estão aqui  manifestando sua angustia de querer melhorar a educação. A educação só melhora se tiver uma estrutura completa. Se o Estado cobra que os professores indígenas façam um trabalho bom e bem desenvolvido com os estudantes participando, nós precisamos de um prédio bem estruturado, completo com a mídia, comunicação social, então essa é a realidade, então por isso que nossos jovens estão aqui reivindicando seus direitos na cidade de Tocantinópolis". Discursou o professor Júlio Apinajé. Assista alguns momentos do protesto no vídeo abaixo:

imagem do site www.tocnoticias.com.brDepois de protestarem na frente a Delegacia Regional de Ensino, os Apinajé's partiram em caminhada pela Avenida Nossa Senhora de Fátima fazendo uma rápida parada em frente a sede da Funai que fica na mesma avenida, seguindo direto para a frente da prefeitura municipal, onde as lideranças discursaram citando seus problemas, exigindo a presença do prefeito que depois de algum tempo apareceu no local do protesto. Assista o vídeo na frente da prefeitura no vídeo abaixo:

"Nós estamos aqui porquê nós votamos pra vocês, os vereadores que são os representantes dessa cidade, e nós também somos filhos dessa cidade, onde nós nascemos e nos criamos, nós estamos aqui em prol de nossos direitos, melhoria da educação, uma boa educação e uma boa estrada". Voltou a reclamar Silivan Oliveira desta vez em frente a prefeitura.

imagem do site www.tocnoticias.com.brCom a chegada do prefeito os caciques e líderes indígenas passaram a explicar para o Gomes da vez as reclamações e os motivos da manifestação, citando novamente os problemas enfrentados por eles no dia a dia dos alunos das aldeias Recanto, Brejão, Girassol, Cipozal, Bonito, Macaúba, Olho D'água, Formigão e Riachinho que estudam na Escola Indígena Tekator na aldeia Mariazinha podem ficar sem aulas se as estradas não forem recuperadas.

imagem do site www.tocnoticias.com.brO cacique Emilio explicou ao prefeito suas demandas explicando o seguinte: "A Rodovia TO-126 é obrigação do Estado sim, mais as estradas vicinais que eu entendo, que tenho no meu conhecimento é obrigação do município que tá na lei, então senhor prefeito eu me lembro muito bem que teve uma reunião lá na Aldeia Prata, que você mesmo falou que a prefeitura não tem condição de atender, de arrumar as estradas vicinais porque tem muitas aldeias, mais é obrigação da prefeitura sim. Então vocês estão vendo aqui os estudantes da Escola Indígena Tekator estão com essa preocupação das estradas vicinais que poderá acontecer amanhã algum caso de morte no transporte escolar. E estamos aqui, a gente sabe que fazemos parte desse município de Tocantinópolis, e eu quero falar aqui do deputado José Bonifácio. Cadê as emendas parlamentares dele? Que ele tenha um carinho por nossas estradas também. Faça uma emenda e aprova para as estradas vicinais, porque o Bonifácio não está pensando nisso aí, mais se ele estiver ouvindo, faça isso! Porque nós pertencemos a este município também". Reclamou o cacique Emilio Apinajé.

imagem do site www.tocnoticias.com.brO prefeito Fabion também fez uso da palavra apenas para dizer que a maioria das reivindicações dos indígenas não é da competência do município, disse apenas que não dispõe de recursos para fazer quadras de esportes como eles querem porque não tem dinheiro para isso. Sobre a fala do cacique Emílio Fabion disse: "O cacique está mal informado, as estradas vicinais das aldeias não são de competência do município não. Se ele me mostrar essa lei eu quero vê-la. As estradas são da competência da Funai  e do Estado. As estradas que dão acesso às aldeias elas não são vicinais, então o Governo através de um acordo que está sendo feito no Ministério Público Federal, o Governo Municipal se propôs a dar dois mil litros de óleo e duas caçambas para fazer essas estradas. Não existe nenhuma lei que dê competência ao Governo Municipal a cuidar das estradas indígenas". Disse o gestor.

Após o término da manifestação, a comitiva de índios se deslocou para a praça Darcy Marinho onde os guerreiros Apinajé's dançaram e alguns líderes aproveitaram para agradecer a todos os que acompanharam inclusive os professores não indígenas que acompanharam os manifestantes durante todo o trajeto. Assista o vídeo dos indígenas reivindicando na frente da prefeitura no vídeo abaixo:

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias