Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado Beneficia Portadora de Câncer com Casa Própria

Data do post: 30/03/2016 21:05:48 - Visualizações: (1234)

Moradora de Palmas há oito anos, dona Wilma Silva de Souza teve seu sonho realizado na tarde desta quarta-feira, 30.

Governo do TocantinsEla foi contemplada com uma das 250 casas construídas pelo programa habitacional Pró-Moradia, desenvolvido pelo Governo do Tocantins em parceria com o Governo Federal.

A entrega foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos. Além da família de dona Wilma estavam presentes na entrega da casa o defensor público Arthur de Pádua e o superintendente de habitação, Rogério Spielmann.

Como muitas outras mães de família, a dona de casa sempre idealizou morar em um imóvel próprio. A unidade habitacional com a qual ela foi contemplada está localizada na Arso 131, e faz parte de um lote de imóveis entregues no final do ano passado pelo governador Marcelo Miranda.

Segundo o Superintendente de Habitação, a casa que a dona Wilma recebeu hoje, era destinada a outro beneficiário, mas a equipe técnica da Seinf verificou que a família  beneficiada pelo projeto não cumpriu os requisitos estabelecidos pelo contrato. “O contrato estabelece que, após a sua assinatura, o beneficiário tem 30 dias para ocupar o imóvel e caso isso não aconteça o Governo deve iniciar o processo legal para destrato”, disse.

Essa detecção aconteceu após o trabalho de pós-ocupação que é previsto nas regras do programa. “Nesse processo os técnicos observam se a unidade está sendo utilizada da forma e com a finalidade para a qual foi proposta”, explicou Spielmann.

Dona Wilma não era a próxima da lista de beneficiários a serem contemplados, mas por causa de sua condição de saúde, o Governo, após um acordo com a Defensoria Pública, a colocou no topo da lista prioritária.  A dona de casa descobriu há um ano ser portadora de câncer, a doença é agressiva e o tratamento com quimioterapia está sendo feito após a realização de uma cirurgia na mama que limitou a movimentação de um de seus braços.

Todo o sofrimento causado pela enfermidade foi amenizado pela felicidade. “Eu nunca pensei que umaGoverno do Tocantins coisa dessas pudesse me acontecer, meu medo era de morrer e deixar meus filhos sem um lugar para morar, agradeço demais ao Governo por ter dado um teto para minha família viver embaixo”, disse Wilma com orgulho.

A expectativa é de que a família beneficiada, que é composta de cinco pessoas, mude para o novo endereço já no final desta semana. “Eu moro de aluguel e o mês vence no dia 5, vou mudar antes disso, pago R$ 500  e a economia desse dinheiro  já vai ajudar muito a minha família”, afirmou  a beneficiária, após explicar que tem vivido com a ajuda de parentes.

Projeto

O Programa Pró-Moradia teve seu contrato firmado ainda em 2008, na antiga gestão do governador Marcelo Miranda. Mas só no final do ano passado as primeiras unidades puderam ser entregues. Após uma determinação do Governador Marcelo Miranda nós antecipamos a entrega dessas unidades para suprir uma necessidade reprimida já que os outros governos não entregaram nenhuma casa, explicou Spielmann.

Nesta etapa foram entregues 242 unidades convencionais e 8 unidades adaptadas a portadores de necessidades especiais, além de infraestrutura de drenagem e pavimentação, que juntos beneficiam mais de 5 mil pessoas. A previsão é de que até o final do primeiro semestre, mais 404 unidades serão entregues, totalizando 654 unidades voltadas para pessoas com renda familiar de até R$1.600,00 por mês.

Fonte: Luzinete Bispo / Governo do Tocantins