Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Diretoria de Educação Integral Apresenta Projetos Culturais e Ambientais Para o Ano de 2016

Data do post: 30/03/2016 21:07:51 - Visualizações: (1122)

Durante reunião realizada na sede da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a equipe técnica da Diretoria de Educação Integral apresentou o planejamento de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Elias Oliveira / Governo do TocantinsEntre as ações apresentadas aos diretores regionais de Educação estão atividades voltadas para áreas ambientais, culturais e desportivas, com o objetivo de fomentar a diversificação curricular, promovendo assim, o modelo de educação integral e humanizada no Tocantins.

O secretário Adão Francisco de Oliveira realizou a abertura do encontro e destacou o empenho do Governo do Estado no fortalecimento do sistema educacional do Estado. Para o gestor, a implementação de atividades que promovam a diversidade cultural, a educação ambiental e a prática esportiva são fundamentais para a educação tocantinense.

“Diversificar o sistema de ensino-aprendizado com atividades que incluam cultura, esporte e educação ambiental auxilia as escolas na formação dos alunos enquanto cidadãos, ao mesmo tempo em que é possível promover o desenvolvimento regional do Tocantins, valorizando as riquezas que localidade do Estado possui”, destacou.

Na ocasião, o diretor de Educação Integral da Seduc, Kaká Nogueira, destacou a importância de se promover um esforço coletivo entre a Pasta e as Diretorias Regionais de Educação (DRE). Entre os projetos que o setor pretende desenvolver, está o lançamento de dois editais que irão promover atividades culturais entre professores e alunos.

A meta, conforme Kaká, é que os editais sejam lançados ainda no mês de abril. “Em um deles, voltado para os professores, nós vamos lançar o projeto Canta Tocantins. Será um festival que visa valorizar o talento artístico dos nossos educadores. Já o outro será voltado para os estudantes e terá uma roupagem parecida com os Jets (Jogos Escolares do Tocantins). Neste edital, os alunos irão participar de um festival artístico em nível escolar, municipal, regional e estadual”, completou.

O diretor reforçou que a ideia é contemplar diversas modalidades artísticas dentro do edital voltado aos estudantes. “É importante ressaltar que todas as obras apresentadas deverão ser autorais dos alunos, ou de professores. Poderão ser inscritas obras nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro, entre outras”, completou.

No quesito educação ambiental, o objetivo da Seduc é desenvolver um concurso de projetos que visem fortalecer a consciência quanto à conservação do meio ambiente junto aos alunos. Sob o nome de Escola Sustentável, o projeto visará desenvolver boas práticas nas escolas, o que culminará em uma mostra estadual de meio ambiente.

“As escolas irão desenvolver projetos voltados para a geração de energias limpas, reciclagem, reaproveitamento da água da chuva e irão apresentar em mostras regionais. As melhores irão participar de uma grande mostra estadual que será realizada em Palmas, no segundo semestre”, pontuou Kaká Nogueira.

Jets 2016

Uma novidade para os Jogos Estudantis do Tocantins para este ano é a descentralização da abertura oficial da maior competição escolar do Estado. Em 2016, ao contrário de anos anteriores, Palmas não será a sede da abertura oficial dos Jets, que será realizada em Arraias, no dia 12 de abril. Até então, a solenidade de abertura era realizada apenas antes da etapa estadual da competição, em Palmas.

A diretora regional de Educação de Arraias, Leila Maria Florêncio, destacou que esta é a primeira vez que o município da região Sul do Tocantins recebe um evento como este. “É uma alegria e uma responsabilidade muito grande para nós podermos sediar a abertura oficial dos Jets. Vai ser um trabalho muito grande, mas podem ter certeza de que receberemos a todos com muita alegria”, completou.

Fonte: Philipe Bastos / Governo do Tocantins