Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Participa de Discussão Sobre Fortalecimento de Festejos Juninos Como Produtos Turísticos

Data do post: 30/03/2016 21:15:11 - Visualizações: (1064)

Reflexo da disseminação da cultura do Nordeste por todo o Brasil, os festejos juninos, cada um com suas especificidades e tradicionais em muitos estados, devem ganhar força.

Governo do TocantinsUma proposta do Ministério do Turismo e da Embratur apresentada na oficina "Festejos Juninos Brasileiros como Produtos Turísticos"  sinaliza para o fortalecimento desta manifestação cultural, posicionando-a como produto turístico do país. A oficina foi parte da programação da WTM Latin América, um dos maiores eventos de turismo de caráter internacional, que acontece no Expo Center Norte, em  São Paulo até esta quinta-feira, 31.

Participando da WTM, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), acompanhou atenta a oficina, com o propósito de levar para o Estado sugestões e estratégias a serem desenvolvidas para fortalecer os festejos juninos do Tocantins.

A oficina serviu para a discussão não só do conceito dos festejos enquanto produto de turismo, mas também para tratar dos critérios que vão compor a seleção desses produtos no cenário nacional.  A intenção do governo federal é, ainda, elaborar um calendário anual de festas, com vistas à promoção nacional e internacional. "Uma das propostas discutidas foi que seja formado um circuito de São João, um amplo trabalho de divulgação aos turistas de onde estão acontecendo as festas e as características destas festas em cada estado. Uma forma de fazer com que o turista possa escolher o tipo de festejo que quer conhecer e de incentivar a diversidade cultural do país", explicou Vanessa Borges, técnica da Seden, que participou da discussão.

Festejos no Brasil

As festas juninas ou Festa de São João são parte do rico patrimônio cultural do Brasil e, do ponto de vista turístico é apontado pelo governo federal como uma alternativa para ampliar o fluxo de visitantes nos estados, levando em conta o impacto econômico positivo que há nos destinos que recebem turistas neste período.

O termo "festa junina" está associado às tradições de países cristãos europeus que homenageiam São João no dia 24 de junho. Originalmente, era uma festa pagã em comemoração a fertilidade do solo e à chegada do solstício de verão no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, a data foi associada ao solstício de inverno, período de colheita de vegetais. O governo federal defende que, diante da abrangência e pluralidade dos festejos juninos celebrados no país é importante destacar as principais atividades e elementos característicos, como forma de delimitar, dimensionar e diferenciar estas manifestações de outros eventos populares.

Fonte: Patrícia Saturno / Governo do Tocantins