Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Inmetro Capacita Servidores Para Agentes de Metrologia

Data do post: 30/03/2016 21:22:45 - Visualizações: (1087)

Neste mês de março, 22 servidores da Agência Estadual de Metrologia (AEM-TO) concluíram os três módulos do Curso  de Formação de Agentes de Metrologia Legal (CFAML), com um total de 264 horas.

Governo do TocantinsDesde outubro, os servidores participam do curso que é coordenado pelo Centro Integrado de Capacitação e Avaliação da Conformidade (Cicma) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

De acordo com a coordenadora do curso pelo Cicma, Lívia Costa, o objetivo é capacitar os profissionais que atuam ou que atuarão na verificação de instrumentos de medição e no controle metrológico legal dos produtos pré-medidos.

Os fundamentos da Metrologia Legal foram revisados e nivelaram as verificações feitas em bombas medidoras, esfigmomanômetros, taxímetro, entre outras ações.  Para o coordenador do Setor de Pré-Medidos, Jailes Oliveira, a atualização proporcionou ao servidor mais conhecimento sobre portarias, normas internas e leis. “São itens diretamente relacionados à qualidade do serviço prestado ao cidadão, e que influenciam no desenvolvimento econômico, científico e social. Por isso, é necessário que esses fiscais sejam bem qualificados. É, por meio do trabalho de fiscalização deles, que a população pode confiar em diversos serviços.”

O interlocutor de capacitação, servidor Hélio Gomes, explica que o curso é composto por três módulos: Fundamentos da Metrologia, Bases Científicas da Metrologia e Metrologia Legal. As aulas, elaboradas pelo Cicma, são semipresenciais e também incluem o compartilhamento de conteúdo on-line, como videoconferências realizadas no telecentro da Agência, além de aulas práticas.

O fiscal Raimundo Claro aprovou a iniciativa. “Já obedecíamos a um padrão nos procedimentos, com esse curso, ampliamos nossa capacidade de ação. Nosso desempenho será ainda mais favorável para a relação de consumo”.

Fonte: Governo do Tocantins