Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SESI Realiza Cursos Para Formação de CIPA em Palmas em Araguaína

Data do post: 31/03/2016 21:59:10 - Visualizações: (1320)

Normas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalhador são trabalhadas no curso; em Gurupi foi realizada uma blitz educativa em combate á dengue.

Sistema FIETOCerca de dez trabalhadores do Grupo Jaime Câmara, em Palmas, e das empresas, Torneadora Santana, Carrocerias e SESC, em Araguaína, participaram do curso para formação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de 29 a 31 de março. As palestras aconteceram na sede das empresas e foram ministradas por profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI).

A formação de CIPA é uma obrigação legal de empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Em Palmas, os assuntos abordados durante a palestra foram DST – AIDS, Análise e Mapa de Risco, Legislação Previdenciária, Equipamentos de Proteção Individual, Higiene Ocupacional e Segurança do trabalho.

O técnico de Segurança do Trabalho da Unidade do SESI em Palmas, João Filho, conta que o curso é bastante interativo para facilitar o aprendizado de todos os participantes e assim formar bons “cipeiros”.

Já em Araguaína, assuntos como a prevenção de doenças, primeiros socorros, insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial foram abordados com os trabalhadores tornando-os aptos a compor a CIPA de suas empresas.

A técnica administrativa do SESC-TO, Andréa Aparecida Abadia, participou do curso em Araguaína e falou sobre os planos para colocar em prática o que aprendeu. “Vamos levar para nossas unidades o conhecimento, o que é o trabalho da CIPA, as ações que a CIPA também pode oferecer para nossa equipe e através disso tentar fazer, da melhor maneira possível, melhorias. Percebemos muitas coisas que estão realmente faltando nas nossas unidades, onde iremos fazer adequações”, conta a colaboradora.

CIPA Gurupi

Um exemplo prático de como uma CIPA pode atuar aconteceu nesta quinta-feira, 31/3, em Gurupi. A CIPA das unidades SESI/SENAI de Gurupi promoveu uma blitz educativa de combate à dengue. O movimento contou com a participação de colaboradores da unidade visando incentivar e informar alunos, professores e pais a tomarem algumas atitudes que combatem o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Os participantes da ação entregaram panfletos informativos com dicas de como se pode ajudar no combate contra dengue e adesivos alertando possíveis focos do mosquito, onde visitaram todas as instituições dentro da unidade. O SESI oferece o curso em todo o estado por meio suas unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi: http://sesi-to.com.br/Unidades.aspx.

Fonte: Sistema FIETO