Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Promove Plenária Estadual e Orienta Municípios Sobre Conferência Nacional das Cidades

Data do post: 01/04/2016 20:59:46 - Visualizações: (1048)

Representantes de cerca de 30 municípios do Tocantins se reuniram na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) em Palmas, para realização da 2ª plenária estadual da  6ª Conferência Nacional das Cidades.

Divulgação / Governo do TocantinsNa ocasião, foram repassadas as formalidades para realização das conferências municipais e também foi aberto um espaço para que as comissões pudessem tirar todas as dúvidas sobre as etapas que antecedem a Conferência Nacional.

Para o conselheiro nacional das Cidades e coordenador nacional dos movimentos sociais, Eduardo Cardoso, o objetivo da plenária é fazer a interlocução com os diversos segmentos da sociedade, dialogando e mobilizando os municípios e estados para realizarem as conferências municipais que levantarão os principais problemas sociais de cada município.

“Após cada município elencar suas prioridades, será realizada a conferência estadual, onde será produzido um documento com todas as demandas dos municípios participantes. A partir daí, esses documentos serão levados até a Conferência Nacional”, explicou Eduardo Cardoso.

Segundo o superintendente da Habitação, Rogério Spielmann, o Tocantins saiu na frente. “Cada estado convoca sua plenária em datas distintas e o nosso estado está sendo o primeiro a realizar”, disse.  Rogério explicou ainda que, durante a última plenária nacional, foi colocado que os municípios que não convocarem as conferências municipais não terão prioridade no repasse de recursos e novos programas sociais.

Durante a plenária, foram abordados, ainda, temas como a função social das cidades, a importância da gestão democrática e igualdade social.

Etapas

 A 6ª Conferência Nacional das Cidades, que deve acontecer de 5 a 9 de junho de 2017, objetiva estabelecer estratégias e promover a troca de experiências para levar melhorias aos municípios brasileiros. Para isso, são realizadas etapas preparatórias municipais e estaduais.

As conferências municipais definirão os delegados que participarão da etapa estadual, que acontecerá de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017. A etapa estadual servirá para validar as conferências locais, sistematizar os relatórios e as demandas apontadas pelos municípios, além de eleger os delegados estaduais que irão compor a estrutura da Conferência Nacional.

Fonte: Adriano Chaves / Governo do Tocantins