Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Apoia Seminário Sobre Justiça Restaurativa na Área de Violência Contra Mulher

Data do post: 01/04/2016 21:06:59 - Visualizações: (1204)

Com apoio da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) realiza o Seminário sobre Práticas de Justiça Restaurativa na Área da Violência Doméstica contra Mulheres.

Miller Freitas / Governo do TocantinsO evento iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º, e seguiu durante a tarde, com o objetivo de sensibilizar operadoras do sistema de justiça e organizações sociais e governamentais para elaboração e implementação de práticas de justiça restaurativa na área de violência doméstica contra a mulher.

O evento é uma realização da DPE, através do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça. "Apoiamos a iniciativa da Defensoria na realização deste Seminário porque é uma importante estratégia para auxiliar a Justiça e afirmar o compromisso que temos em buscar ir além do papel tradicional de punir e executar políticas públicas para as pessoas que cometeram ilícitos”, destaca a secretária de Cidadania e Justiça, Gleyde Braga.

Ainda segundo a gestora, “é importante restaurar vínculos, e no caso das violações contra as mulheres é fundamental trabalhar a manutenção das ligações afetivas ou relações interpessoais que estão sujeitas ao dano que a violência doméstica provoca. Gleidy aponta que a própria Lei Maria da Penha prevê a criação de centros de atendimentos aos agressores.

A coordenadora do Nudem, a defensora pública Vanda Sueli Machado, conta que a iniciativa é uma forma de apresentar e sensibilizar os operadores do sistema de Justiça e organizações sociais e governamentais que existe uma alternativa para conciliar conflitos e contribuir com a construção da paz social, sem esquecer das formalidades legais, no que tange a violência contra a mulher. "Este Seminário visa sensibilizar a sociedade como um todo para pensar novos métodos para minimizar a violência contra a mulher. Nós precisamos de uma estratégia para recuperar a vítima e cuidar do agressor, para que ele não volte a cometer um novo delito", destaca.

A palestra que iniciou o seminário foi proferida pela coordenadora da Escola de Perdão e Reconciliação no Brasil (Espere), Maria do Socorro Dantas. Com o tema “Experiências da Escola de Perdão e Reconciliação”, a coordenadora pode explanar sobre a violência na sociedade brasileira e destacou a importância de se aplicar a prática da Justiça Restaurativa como um importante caminho para a solução de conflitos e cultura de paz.

Fonte: Shara Rezende/ Governo do Tocantins