Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Discute Formação de Grupo Gestor Para Fortalecer Aquicultura no Tocantins

Data do post: 13/04/2016 11:18:08 - Visualizações: (997)

Visando organizar e promover o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins, por meio da organização do setor e do fomento da cadeia produtiva, foi realizada nesta terça-feira, 12, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden,) uma reunião com instituições ligadas ao setor, para formação de um  grupo gestor.

Wladmir Machado / Governo do TocantinsNa oportunidade, foi apresentada uma proposta de plano de ações de fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Aquicultura no Estado.

Durante a reunião, presidida pelo gerente de Arranjos Produtivos Locais da Seden, Marcondes Martins, juntamente com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e representantes do frigorífico de peixe Piracema, foram discutidas as propostas para organização do Núcleo Gestor da Piscicultura de apoio ao APL da Piscicultura, onde também foram definidas ações prioritárias para o fortalecimento do setor.

De acordo com Marcondes Martins, ficou definido que a próxima etapa para formação do grupo gestor será a mobilização de outras instituições, produtores, e associação de pescadores para que componham o núcleo e possa ser formalizada a criação do grupo gestor.

As ações para criação desse grupo vêm sendo construídas desde junho de 2015. Diversas reuniões foram realizadas para elaborar e apresentar o diagnóstico da cadeia produtiva da piscicultura, além das demandas do setor no Estado. A partir da criação do grupo gestor, será possível identificar os problemas e encontrar as soluções para a consolidação e o desenvolvimento da atividade”, disse o gerente, ressaltando que as ações do plano pretendem oferecer informações e subsídios aos parceiros para apoiar e promover o desenvolvimento do APL da Aquicultura e Pesca do Tocantins.

De acordo com o plano de ações proposto pela Seden para promover o desenvolvimento da piscicultura no Estado, são necessários a agregação de valor, o aumento de escalas de produção, da qualidade e da eficiência logística para garantir o acesso às oportunidades existentes do setor, além de desburocratizar o sistema de licenciamento ambiental e o combate à entrada de produto clandestino.

A piscicultura é um dos setores do agronegócio que mais cresce no Tocantins. Além disso, o estado possui um grande potencial favorável à produção de peixes e uma enorme variedade de espécies, sendo bastante apreciadas no mercado. Entre os anos de 2000 e 2011, o setor acumulou um crescimento da ordem de 833%, alcançando um total de 12.412 toneladas.

Segundo dados da Seagro, atualmente, existem no Tocantins 37 colônias de pescadores com cerca de 2 mil empreendimentos, com produção de pescado, ao ano, em torno de 18 mil toneladas, e conta com quatro frigoríficos com certificado do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e mais dois frigoríficos em fase de construção. O Tocantins ocupa a 15ª posição no Ranking Nacional na produção de pescado, com destaque para região sudeste do Estado.

Fonte: Wladimir Machado / Governo do Tocantins