Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins dá Mais Um Passo Rumo à Expansão da Comercialização de Produtos de Origem Animal

Data do post: 13/04/2016 19:24:14 - Visualizações: (1117)

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, participou de reunião sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, juntamente com representantes de estados em processo de adesão.

ADAPECO encontro ocorreu em Brasília na última terça-feira, 12.  Na ocasião, foi definida a vinda da auditoria ao Tocantins prevista para ocorrer na 2ª quinzena deste mês de abril.

De acordo com Humberto Camelo, a solicitação para a visita da auditoria havia sido feita em outubro de 2015, porém faltava apresentar as empresas que têm interesse em aderir ao Sistema. “O próximo passo é avaliar as empresas que nos demonstraram interesse e repassar ao Ministério da Agricultura. Estamos confiantes com a adesão porque a comercialização de produtos será expandida, com isso, gera benefícios a toda a cadeia produtiva”, destacou o presidente.

Humberto Camelo disse ainda que vários estados, a exemplo de Rondônia e Ceará, demonstraram interesse no novo software desenvolvido pela Adapec, que está em fase de teste, e tem o objetivo de contribuir com a padronização das ações desenvolvidas pelo Sistema de Inspeção Estadual (SIE), executado pela Agência. “Nosso sistema chamou a atenção e foi muito elogiado pelos participantes do evento, que assim como nós, querem desburocratizar os trabalhos dos nossos profissionais, além de ter mais agilidade e eficiência no controle das ações com um cruzamento automático de informações”, pontuou.

Sisbi

De acordo com o Mapa, o Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

O ingresso no Sisbi-Poa é voluntário e pode ser solicitado junto aos gestores do Sisbi nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Fonte: ADAPEC