Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Tocantins Entrega Barraginhas Para Produtores Rurais de Taguatinga

Data do post: 26/04/2016 11:56:42 - Visualizações: (1115)

O governador Marcelo Miranda e a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, farão a entrega dos certificados aos beneficiários do Protejo Barraginhas, em Taguatinga, região sudeste do Estado, nesta quinta-feira, 28.

Fernando Alves / Governo do TocantinsMais de 60 proprietários rurais serão contemplados com 198 pequenas bacias de captação de água naquele município, que visam interceptar as águas das chuvas, evitando erosões e assoreamento de pequenos rios. A solenidade acontece às 10h30, no Colégio Estadual Augustinho de Almeida.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo, neste ano, serão construídas 3.560 barraginhas na região. O sudeste tocantinense é uma região do semiárido, onde chove 400 milímetros por ano. O menor índice de precipitação de chuvas no Estado. O diretor esclareceu como atua a barraginha. “No primeiro ano, toda a água é absorvida pelo solo e, a partir do segundo ano, a barraginha já começa a reter água e, a partir do terceiro ano, aquele riozinho que estava seco lá na baixada, começa a ser alimentado por aquela água que infiltrou”, explicou.

O alcance social do projeto é muito bom, além do aspecto  econômico, porque se faz esse trabalho com três, quatro horas de pá carregadeira. Outra questão importante, segundo o diretor, é a parte ambiental, porque se possibilita a revitalização dos cursos de água que não estavam mais fluindo normalmente. “Com isso, promovemos a recuperação das nascentes”, sustentou Aldo Azevedo.

Barraginhas

O Projeto Barraginhas é uma das metas do Governo do Estado para amenizar a seca da região sudeste, de acordo com a titular da Semarh, Meire Carreira. “Sabemos que na região sudeste do Estado, apesar de não estar inserida na região semiárida do Brasil, 22 municípios sofrem com a seca em determinado período do ano. Falta água para os animais, para as pessoas e para produção agrícola”, explicou a secretária.

Para amenizar esse problema, o Governo do Estado, por meio da Semarh, com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), trabalhou um projeto de contenção de águas da chuva, que é o projeto denominado Barraginhas. “Esse projeto visa trazer melhorias para área ambiental, social e econômica, pois, com as pequenas barragens, esperamos como resultado a recarga do aquífero, a perenização das nascentes e dos corpos hídricos da região, a minimização dos processos erosivos ocorridos em período de chuva e o favorecimento da manutenção dos agricultores da região”, destacou Meire Carreira.

Fonte: Gilson Cavalcante / Governo do Tocantins