Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Entrega Cisternas do Programa Água Para Todos em Aurora e Taguatinga Nesta Quinta-Feira

Data do post: 27/04/2016 10:21:53 - Visualizações: (1087)

Cerca de 4.800 pessoas serão beneficiadas com a entrega, oficialmente, na próxima quinta-feira, 28, das cisternas do Programa Água Para Todos, uma parceria do Ministério da Integração Nacional (MI) com o Governo do Tocantins.

 Luiz Henrique Machado / Governo do TocantinsInstaladas pela Agência Tocantins de Saneamento (ATS), os equipamentos beneficiam cidadãos na zona rural dos municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, no sudeste do Estado, perfazendo um total de 1.241 unidades.

O governador Marcelo Miranda e o presidente da ATS, Eder Fernandes, irão fazer a entrega das cisternas aos beneficiários, começando por Taguatinga. A cerimônia está prevista para as 10 horas, na Escola Estadual Augustinho de Almeida. Na ocasião, também serão entregues certificados de posse dos equipamentos a 901 moradores. Após Taguatinga, será a vez de Aurora, onde serão entregues mais 340 reservatórios e os respectivos certificados de posse, além de 1.300 metros de extensão de rede de abastecimento de água. A solenidade está marcada para as 14 horas, na Escola Estadual Dona Inês.

Benefícios

A execução do Programa Água Para Todos é uma das formas que o Governo do Estado encontrou para ajudar a população atingida pela estiagem na região sudeste do Tocantins. Cada equipamento comporta 16 mil litros e, com a cobertura construída sobre a unidade, a água das chuvas é armazenada diretamente na cisterna, beneficiando, em média, quatro pessoas por família.

Desde o início desta gestão, em 2015, a ATS já instalou 6.800 cisternas, o que equivale a 60% do total de 11.050 reservatórios, um convênio no valor de R$ 72 milhões. Só em Aurora e Taguatinga, os investimentos passam de R$ 3 milhões. Vale ressaltar que no início da gestão do Governo Marcelo Miranda, a ATS identificou que apenas 12,97% das cisternas haviam sido instaladas.

Com várias equipes em campo, a Agência deve concluir as instalações das cisternas ainda neste semestre.

Fonte: Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins