Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sine Facilita Acesso ao Mercado de Trabalho com Cursos de Capacitação e Qualificação

Data do post: 02/05/2016 10:57:23 - Visualizações: (1233)

Facilitar o acesso ao mercado de trabalho por meio de qualificação é objetivo do Governo do Estado, que mantém, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Tocantins, a Gerência de Qualificação e Capacitação Profissional, responsável pela realização de cursos e palestras direcionados aos que buscam manter ou conquistar um emprego.

Governo do TocantinsCom trabalho contínuo em oito cidades tocantinenses, a Gerência vai ainda ao encontro das demandas apresentadas pelas empresas.

Em 2015, o Sine capacitou, por meio dos seus cursos, 1.048 pessoas e 775 por meio de palestras que abrangem, além do mercado de trabalho, temas como inteligência emocional e formas de lidar com atitudes negativas. Segundo o gerente de Qualificação e Capacitação Profissional do Sine Tocantins, Kleber Wessel, os cursos de capacitação, com carga horária de 20 horas, são oferecidos com base na necessidade dos trabalhadores e têm foco na questão comportamental. “As capacitações são oferecidas com base na matriz gerada pela necessidade dos trabalhadores e são cursos de Relações Humanas, Gestão de Atendimento, Marketing Pessoal e Relações Interpessoais”, enumerou.

Já os cursos de qualificação, que tenham carga horária acima de 80 horas, atendem a necessidade apresentada pelos empresários. Para isso, o Sine mantém parceria de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que compartilha com o Sine as vagas dos seus cursos gratuitos. Além disso, com o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, o Governo lançou, em março deste ano, o Projeto Jeito de Mulher para qualificar 465 mulheres tocantinenses de baixa renda em áreas ocupadas predominantemente pelos homens, como eletricista, instalador predial, operadora de máquinas agrícolas, entre outras.

Em 2016, 809 pessoas já participaram das capacitações do Sine. Gurupi foi a cidade tocantinense com maior público, atendendo 182 pessoas somente nos quatro primeiros meses. Lá, foram realizados cursos de Qualidade no Atendimento, Programa Empregar é Cidadania, Marketing Pessoal e Assistente Administrativo, sendo que os dois últimos contaram com duas turmas cada, atendendo a demanda local. Para a gerente do Sine de Gurupi, Gleides Silva, é o trabalho da equipe que faz a diferença. Indicamos os cursos para todos que vêm ao Sine e as pessoas que fazem, gostam e voltam para participar dos outros cursos”, comentou.

Em Palmas, Aline Pereira da Silva, 21 anos, é uma dessas alunas que voltou para fazer mais uma capacitação. Em seu segundo curso, agora em Autogestão em Atendimento, ela considera a capacitação essencial para seu desenvolvimento profissional e até aproveitou para trazer uma amiga junto. "Como eu tenho o período da manhã livre, aproveito para aprender mais. Já tenho noção de como atender, mas a capacitação tem me ajudado 100% porque são os detalhes que fazem a diferença. Acho que todos deveriam fazer, porque sempre tem algo a se aprender, sempre tem algo para se melhorar", comentou, dizendo ainda que, em três meses no trabalho, já foi selecionada para fazer treinamento para começar em uma nova função.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Davi Gouveia, o caminho para o mercado de trabalho é a qualificação. “Se eu pudesse aconselhar quem está desempregado, meu conselho seria este: aproveite o tempo livre para se qualificar, fazer um curso, uma capacitação, porque tenho certeza que o Brasil vai voltar a crescer e, quando aumentar a oferta de empregos, esta pessoa vai estar capacitada”, disse.

Para a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Patricia Amaral, dar oportunidades às pessoas de todas as classes, idades e gêneros é o grande diferencial do trabalho ofertado pelo Sistema. “O Sine atende a todos sem distinção e os projetos são pensados para diminuir as dificuldades do dia a dia. Prova disso é o Projeto Jeito de Mulher que visa preencher as lacunas da desigualdade de gênero no mercado de trabalho”, afirmou.

Inscrições

Os cursos são ofertados nas unidades do Sine e podem participar pessoas a partir de 16 anos. Para inscrição, é necessário comparecer ao posto do Sine da cidade com os documentos pessoais.

Fonte: Aline Gusmão / Governo do Tocantins