Pescadores do Bico do Papagaio Recebem Palestras Sobre Educação Ambiental

Data do post: 02/05/2016 11:22:11 - Visualizações: (956)    Imprimir

Colônia de pescadores recebem orientações do Naturatins e de parceiros.

Nelma Mota / Governo do TocantinsNelma Mota / Governo do TocantinsResultado de um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa) foi realizado no período entre 25 e 29/04, diversas atividades com a comunidade pesqueira dos municípios de Esperantina e Araguatins, região do Pico do Papagaio.

As palestras ministradas pelos técnicos do Naturatins e Emprapa, foram propostas como alternativa de integrar esforços entre os parceiros, no sentido de elaborar uma pesquisa agropecuária, desenvolver a educação ambiental e discutir temas sobre adaptações tecnológicas à pesca artesanal existente na margem tocantinense do Rio Araguaia.

Nelma Mota / Governo do TocantinsAs ações foram divididas em três etapas, isto é, referente ao Plano de Gestão, Diagnóstico Participativo e Adaptação Tecnológica, e assinala a execução parcial do projeto Conhecimento e adaptação tecnológica para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Rio Araguaia.

Também são parceiros desta pesquisa instituições como Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).  Este trabalho está previsto para ser finalizado em 2018.

Além de Esperantina e Araguatins, a pesquisa irá abranger 14 municípios como Xambioá, Araguanã, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Pau D’Arco, Couto Magalhães Araguacema, Caseara, Pium, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

Nelma Mota / Governo do Tocantins“Para nós aqui de Esperantina é muito importante esse trabalho que o Naturatins vem desenvolvendo na Colônia de Pescadores. Porque a gente vai aprendendo cada dia mais. As palestras sempre são esclarecedoras e nos ajudam no nosso dia a dia”, relatou o pescador  Oneidison Pereira de Lima.

Da colônia de pescadores de Araguatins, a pescadora Francisca Gomes destaca a importância da presença do Naturatins e outros parceiros na região. “Com essa parceria nós podemos trabalhar juntos a conscientização da preservação das espécies do rio. Porque se não tiver pesca por consequência da poluição, a cidade vai parar. Os pontos turísticos vão desaparecer. Porque a economia do município gira em torno da pesca”, apontou a pescadora.

Durante a programação foi entregue aos pescadores, a carteira de Agente Voluntário do Meio Ambiente. Esta foi uma forma que o Naturatins encontrou de incentivar o pescador a desenvolver atitudes de proteção e conservação do meio ambiente.

Fonte: Tânia Caldas / Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Polícia Civil Prende Pai Acusado de Abusar da Própria Filha de Apenas 12 Anos em Aguiarnópolis

Foto da notícia

Data: 24/05/2018 11:36:04 - Visualizações: 4356

Notícias Relacionadas

18/05/2018
Réu é Condenado a 21 Anos de Reclusão no Primeiro Julgamento Por Feminicídio na Comarca de Ananás

18/05/2018
Produtores de Palmeiras do Tocantins Recebem Capacitação do SENAR

14/05/2018
PM de Maurilândia do TO Prende Padrasto Acusado de Estuprar a Enteada de Apenas 11 Anos

14/05/2018
Homem é Preso Por Porte Ilegal de Arma de Fogo em Ananás/TO

14/05/2018
Polícia Militar Recupera Moto Biz Furtada e a Restitui Para Sua Proprietária em Araguaína

14/05/2018
Polícia Militar Prende Mais um Homem por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Todas as Notícias