Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hospital Geral de Palmas Mobiliza Pacientes e Servidores em Campanha de Higienização das Mãos

Data do post: 02/05/2016 19:19:23 - Visualizações: (1162)

Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, lembrado no próximo dia 5 de maio, o Serviço de Controle de Infecção (SCIH) do Hospital Geral de Palmas (HGP) realiza a Campanha de Higienização das Mãos.

Governo do TocantinsA ação vem sendo realizada ao longo dos anos pelo SCIH, com o objetivo de sensibilizar pacientes, acompanhantes e servidores sobre a importância da higienização das mãos na prevenção e no controle de infecções hospitalares.

Durante a campanha, serão realizadas palestras expositivas e mostra prática da técnica de higienização das mãos, demonstração da contaminação por meio de interação com o público, distribuição de panfletos e demonstração da forma correta de higienização.

A médica do Serviço de Controle de Infecção, Maria de Fátima Carvalhal Martins, explica que a programação objetiva principalmente promover a segurança dentro do HGP, desde o paciente até o profissional envolvido na assistência. “O que queremos é ampliar a prática da higienização das mãos, para continuarmos a salvar vidas na unidade”, concluiu.

Higienização que salva vidas

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e prevenção de infecções causadas pela transmissão. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência da saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.

Programação:

Dia 3 de maio

10 horas - Auditório do NEP/ Palestra - Importância da Higienização das Mãos na Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares

16 horas - Corredor Principal do HPG / Teatro: Ação das Bactérias - Acadêmicas de Enfermagem da UFT

Dia 4 de maio

16 horas – Enfermarias / Teatro: Ação das Bactérias - Acadêmicas de Enfermagem da UFT

Dia 5 de maio

14 horas - Momento de Sensibilização de Acompanhantes

20 horas - Todo o Hospital: Sensibilização das equipes de Plantão Noturno.

Fonte: Ana Paula Gomes / Governo do Tocantins