Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Tocantins Prioriza Cuidados e Promove Semana da Saúde do Trabalhador

Data do post: 03/05/2016 11:03:10 - Visualizações: (1121)

Os servidores da Escola Tocantinense do SUS (Etsus) participam até quarta-feira, 4, de uma programação especial que faz parte da Semana da Saúde do Trabalhador, promovida pela Superintendência de Educação na Saúde e Regulação do Trabalho, por meio da Assessoria de Saúde no Trabalho.

Camilla Negre / Governo do TocantinsDe acordo com o assessor de Saúde no Trabalho, Cleberson Miranda Freire, a expectativa é que cerca de 100 pessoas participem da programação, que inclui medição de pressão arterial, Cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação nutricional, palestras e ginástica cerebral.

“Planejamos a ação em comemoração ao Dia do Trabalho sendo o público-alvo os servidores da unidade. A ideia é oferecer ações voltadas a saúde do trabalhador para termos certo controle e vermos como está a saúde de cada um. As ações são para a melhoria das condições de trabalho e para verificar se algum servidor está predisposto a alguma doença crônica”, informou.

Ainda segundo o assessor, a estratégia foi desenvolver ações voltadas para o lado emocional e psicológico. “O que mais prejudica o profissional do século XXI é o estresse, a pressão do trabalho, portanto precisamos focar nessas ações voltadas a se evitar o adoecimento mental”, explicou.

A analista de Desenvolvimento Social, Rosimeire Rodrigues, não perdeu tempo e participou da programação. Acho importante que isso ocorra aqui, porque é difícil procurar uma unidade de saúde ou hospital para verificar tudo isso, eu mesma não faço isso. Acho que um incentivo muito bom, um trabalho espetacular. Muitos de nós servidores da saúde deixamos a desejar, pois sabemos o que devemos fazer, mas muitas vezes não fazemos por falta de tempo, comentou.

Ainda segundo o assessor Cleberson, essa é uma programação que vai virar rotina. “A partir de agora, será feira a cada seis meses. Às vezes, com a correria, as pessoas acabam esquecendo de cuidar da saúde, por isso o setor de Saúde no Trabalho vai desenvolver essas ações para trazer a qualidade de vida aos servidores”, reforçou.

A superintendente de Educação da Saúde e Regulação do Trabalho, Márcia Valéria Ribeiro de Queiroz, enfatizou a importância de cuidar da saúde dos próprios servidores.

“Comemoramos essa data com bastante afinco, pensamos que ser trabalhador da saúde merece bastante cuidado, é cuidar do cuidador. Sabemos que uma das maiores causas de morbimortalidade são os acidentes cardiovasculares, por isso estamos enfrentado o agravamento das doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Queremos cada vez mais trabalhar esses temas com sociedade e os trabalhadores da saúde para que possamos minimizar esses casos”, disse.

Confira a programação:

Dia 3 de maio, terça-feira

Das 9 às 11 horas - Palestra: Desenvolvimento pessoal e profissionalPõe em ordem o seu mundo interior - Palestrante - Aray de  Jesus, psicóloga – Sesau

Dia 4 de maio, quarta-feira

Das 9 às 11h45 - Ginástica cerebral (Memorização, Criatividade, Concentração, Raciocínio lógico, Coordenação motora) - Parceria: Colégio Supera.

Fonte: Camilla Negre / Governo do Tocantins