Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Três Projetos da Defensoria Pública do Tocantins São Finalistas em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Data do post: 18/05/2016 18:23:53 - Visualizações: (1002)

Vencedora na categoria “Fotografia” na edição do ano passado do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins volta a concorrer na renomada premiação, realizada anualmente durante o Conbrascom - Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça. Neste ano, a 14ª edição do prêmio, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins compete como finalista em três categorias, Mídia Radiofônica, Fotografia e Vídeo Institucional. 

Defensoria Pública-TOOs vencedores serão conhecidos durante a realização do Congresso, que acontece nos dias 16 e 17 de junho, em Belém (PA). Ao todo são 14 categorias e foram 177 trabalhos recebidos, avaliados por um time de 12 jurados. Os projetos finalistas de todas as categorias concorrerão ainda ao Prêmio Júri Popular, que será escolhido pelos congressistas durante o Conbrascom.

Projetos

Na categoria Mídia Radiofônica, a DPE-TO concorre com o “Áudio Book Infantil”, criado e desenvolvido pela Assessoria de Comunicação com o objetivo de contribuir com atividades lúdicas inclusivas para o público infantil. O projeto reúne três histórias infantis (“A formiguinha e a neve”, “A lebre e a tartaruga” e “Ter direitos é ter deveres também”) e as versões narradas são clássicos da literatura infantil e histórias que pretendem difundir o papel da DPE-TO, com objetivo de proporcionar a leitura às crianças que ainda não foram alfabetizadas e que possuem deficiência visual.

Na categoria Fotografia concorre “Sonho Interrompido”, imagem que retrata o cotidiano do indivíduo em cumprimento de pena restritiva do direito de liberdade e seus anseios enquanto encarcerado. O tema instiga a uma reflexão acerca das condições do sistema carcerário, com ênfase na situação do preso e do egresso, bem como suas condições de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Já o vídeo institucional é um material de apresentação que sana algumas dúvidas sobre a Defensoria para o público de interesse, órgãos do judiciário, profissionais de mídia, assistidos e até mesmo o público interno. Ele foi produzido para ser exibido nas recepções das nove diretorias regionais de Defensoria, eventos oficiais e externos, dispositivos móveis e web.

Vencedora

Defensoria Pública-TONo XIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, a DPE-TO venceu na categoria Fotografia com “Defensoria Quilombola”, produção feita pela repórter fotográfica Loise Maria e Silva. A imagem retrata o trabalho da Defensoria Pública na garantia do acesso ao direito nas comunidades quilombolas do Tocantins. No mesmo ano, a DPE-TO também foi finalista na categoria Comunicação de Interesse Público (premiação para o melhor projeto de comunicação voltado ao público externo), com a Campanha “Um Direito Seu”, trabalhada desde 2014, reforçando o papel da Instituição para a sociedade e que esclarece quem é o público-alvo da Defensoria Pública. Na categoria Comunicação de Interesse Público, a Defensoria Pública conquistou o segundo lugar na premiação.

Prêmio

O XIV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental sem fins lucrativos, fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário, do Ministério Público, Defensorias, OAB, tribunais de contas e instituições afins, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão. O Prêmio é realizado anualmente e a premiação acontece durante o Conbrascom - Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça.

Fonte: Defensoria Pública-TO