Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Revista Jurídica ADSUMUS Tem a 1ª Edição Lançada

Data do post: 18/05/2016 19:22:33 - Visualizações: (1290)

“Um sonho que se torna realidade” assim resumiu Danilo Frasseto Michelini, defensor público e coordenador do CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins ao abrir a solenidade de lançamento da 1ª edição da Revista Jurídica ADSUMUS, uma realização que contou com o apoio da UFT – Universidade Federal do Tocantins e da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins.

Defensoria Pública-TO“No começo a ideia era fazer uma revista sobre a prática no Tribunal do Júri, quando levei esse sonho para adminsitração superior recebi como resposta a grandeza de tudo o que estamos vendo aqui, acredito ser esse um dos meus legados para Defensoria, poder ter encontrado outros sonhadores e juntos construirmos esse espaço de compartilhamento de experiências e saberes. Foi um desafio construir do zero, sem muita prática, nem noção, mas encontramos grandes parceiros e apoio, aqui destaco a minha equipe, e também ao pessoal da Assessoria de Comunicação”, relatou Danilo Frasseto.

Para esta edição foram selecionados 13 artigos que passaram pelo crivo de 24 componentes do corpo editorial e 20 pareceristas tanto de universidades brasileiras como estrangeiras, tudo isso pensado para dar caráter cientifico e ainda de transparência a todo o processo.

A representante da UFT, Patrícia Medina, falou com entusiasmo sobre a Revista ADSUMUS. “Me sinto muito honrada em participar do projeto, que hoje se concretiza, é especial representar uma instituição e mais ainda a colaboração interistitucional. Todo esse conhecimento cientifico produzido vai permitir dar mais visibilidade às práticas realizadas dentro da Defensoria Pública. É um marco”, concluiu Patrícia Medina.

O presidente da ADPETO, Neuton Jardim, destacou que a Revista representa a voz da DPE-TO dentro da instituição, e é também a externalização dos pensamentos dos Servidores e Membros. “A Associação estará sempre junto para contribuir com essa externalização de vozes institucionais, compartilhamento de conhecimento e fortalecimento da Instituição”.

O defensor público geral, Marlon Amorim, falou da satisfação imensa em estar presente nesse momento histórico. “O lançamento da nossa Revista representa um marco importantíssimo na nossa história e evolução institucional. Como a atuação da Defensoria Pública é extremamente variada, nós temos aqui um celeiro de boas práticas, e é o momento de compartilharmos todas essas experiências vividas cotidianamente, nada melhor que um periódico, que uma Revista”. Amorim destacou ainda a importância das parcerias realizadas com a UFT, ADPETO e ainda a dedicação e empenho dos defensores públicos Danilo Frasseto e Franciana Di Fátima em tornar o projeto em realidade.

Nesta primeira edição foram publicados os artigos dos defensores públicos Arthur Luiz Pádua Marques, Fabrício Dias e Téssia Carneiro, dos Servidores Alesssandra Bacelar, Ana Claudia Moura Figueireido, Danila Gama, Fabíola Pim Pim, Fernando César Amaral, Gardene Ferro, Glauciana Montelo, Jean Bezerra da Silva, Manuzy Fonseca Goffi, Naira Aires Ribeiro, Paulo André Gratão, Pedro Paulo Valadão Coelho e Rose Dayanne Santana Nogueira.

Defensoria Pública-TOA publicação conta ainda com artigo do ex-ministro do STF – Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek, que aceitou o convite para participar e contribuir com esse momento histórico da instituição.

O defensor público Fabrício Dias Braga de Sousa contou que a grande inspiração do artigo publicado foi a atuação dele na área da família em Palmas. “O grande volume de trabalho na área da Família impulsiona a Defensoria Publica a criar mecanismos e soluções com vistas sempre a se aperfeiçoar, objetivando manter a quantidade de atendimentos, e ao mesmo tempo aprimorando a qualidade do serviço prestado”.

O analista jurídico Pedro Paulo Valadão foi outro que buscou inspiração na área da família, ele falou com emoção por fazer parte dessa primeira edição. “A composição textual é uma das principais engrenagens para o aperfeiçoamento da ciência. Neste viés, a possibilidade de produzir e compartilhar conhecimento, em âmbito institucional, além de um fator motivacional, traz consigo a possibilidade da reflexão crítica daquilo que praticamos cotidianamente”.

Coral Canto Nobre

A Solenidade contou com a participação do Coral Canto Nobre da DPE-TO, que neste dia 18 completa mais um ano de criação. No repertório música popular brasileira e muita emoção por comemorar mais um ano de existência em meio à realização de outro grande sonho da Defensoria Pública.

2ª Edição

Nesta quarta-feira, também foi assinado o Edital para a realização da segunda-edição da ADSUMUS.

Fonte: Defensoria Pública-TO