Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SSP Promove Capacitação Sobre o Sistema Gerpol a Policiais Civis em Palmas

Data do post: 19/05/2016 19:46:30 - Visualizações: (1184)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio do Núcleo de Gestão de Informações de Procedimentos Policiais Civis (Ngsipp) promoveu, ao longo desta semana, mais uma etapa do curso de capacitação do sistema Gerpol, voltado a policiais civis e demais servidores administrativos, que atuam nas delegacias de polícia civil do Estado do Tocantins.

Secretaria de Segurança Pública-TODurante os dias 16, 17 e 18 de maio, aproximadamente 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, além de servidores administrativos de várias unidades de polícia civil de Palmas e do interior do estado, participaram do curso que teve como objetivo principal capacitar os participantes, a fim de que os mesmos possam utilizar os sistemas Gerpol, PJnet e BOnet, nos procedimentos realizados nas unidades policiais civis.

Os sistemas mencionados permitem a padronização e dão mais celeridade aos procedimentos elaborados pela polícia civil, facilitando, com isso, todo o processo investigatório. Conforme o Chefe do NGSIPP, Ariosvandre Tavares, atualmente existe aproximadamente cinco mil inquéritos policiais e mais de 140 mil Boletins de Ocorrência em todo o estado do Tocantins, os quais já se encontram inseridos na nova ferramenta tecnológica.

O sistema é muito importante para os procedimentos realizados nas Delegacias de Polícia Civil do Estado, porque permite, aos seus operadores, dar um salto significativo de qualidade em relação ao modelo, adotado, anteriormente. A importância dessa capacitação também se dá pelo fato da existência da portaria nº 321, de 5 de março de 2014, publicada pela Secretaria da Segurança Pública, a qual diz que os policiais civis e demais servidores das DPCs, devem utilizar o sistema Gerpol.

O curso foi ministrado pelos Técnicos da SSP, Ariosvandre Tavares, Públio Guimarães Júnior e Gian Carlo Guimarães e teve a duração de 30 horas, sendo 24 delas com aulas presenciais, realizadas em dois laboratórios de informática da Faculdade Católica, que foi parceira da SSP na realização do evento. As demais 6 horas foram realizadas pelos participantes, por meio de plataformas online.

Conforme o chefe do Ngsipp, o escrivão de polícia, Ariosvandre Tavares, o curso superou todas as expectativas, uma vez que todas as metas estabelecidas, inicialmente, foram alcançadas, tanto no número de inscritos, quanto no número de participantes e na qualificação que os mesmos receberam. “Ficamos muito satisfeitos com a realização de mais essa etapa de capacitação, haja vista que a procura foi muito grande e a presença girou em torno de 95% dos inscritos, o que demonstra o total comprometimento dos policiais civis e demais servidores da Segurança Pública, a fim de se capacitarem e poderem oferecer um trabalho com ainda mais qualidade à população”, pontuou.

Durante o evento, os palestrantes explicaram de forma detalhada todas as etapas de funcionamento do sistema Gerpol, bem como orientaram os participantes para que pudessem extrair o máximo resultado da nova ferramenta. “Há que se ressaltar a grande presença de delegados no curso, pois sem eles, os demais servidores das Delegacias não conseguem movimentar o sistema de forma adequada”, frisou o chefe do Ngsipp.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO