Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Atuação da PM Faz de Palmas Uma das Capitais Mais Seguras do País

Data do post: 20/05/2016 14:58:43 - Visualizações: (1413)

Celebrando seus 27 anos, a Capital do Tocantins pode comemorar não apenas seu crescimento e desenvolvimento, mas também o fato de ser uma das mais seguras do Brasil. É o que destaca as pesquisas do IPEA 2015 e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Polícia MilitarEsse reconhecimento reflete diretamente o trabalho da instituição que está ao lado de Palmas desde o lançamento de sua pedra fundamental, a Polícia Militar.

Os índices favoráveis são resultado de um trabalho ostensivo e preventivo que vai desde o desenvolvimento de atividades esportivas para a comunidade ao investimento em equipamentos e treinamento para os militares. Atendida pelo 1º Batalhão, na região central, e pelo 6º Batalhão na região sul, Palmas conta ainda com Bases Comunitárias de Segurança localizadas em pontos estratégicos nas áreas norte e sul da cidade.

Com uma atuação incisiva contra a criminalidade, a Polícia Militar tem conseguido apresentar saldos positivos ano a ano. Nos primeiros meses de 2016, a PM atendeu aproximadamente 60 ocorrências que culminaram na apreensão de entorpecentes. Além disso, cerca de 120 veículos furtados ou roubados foram recuperados e 39 armas de fogo apreendidas, sendo que 629 pessoas foram detidas.

Polícia MilitarPara garantir os bons resultados, a PM investe em capacitação e especialização dos policiais. Além de ter certificado todos os policiais militares por meio de cursos com material didático disponibilizado via internet, tornando-os habilitados conforme suas graduações, foram treinados militares para integrarem os grupos de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), o Grupo de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO) e recentemente a Força Tática do 1º BPM.

Sociedade

No campo social, a Polícia Militar desenvolve em Palmas projetos que são referência pelos resultados e alcance. É o caso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), voltado para crianças e adolescentes em fase escolar, e também para os pais, focando o combate ao uso de drogas por meio da informação. O programa atende atualmente cerca de 5.500 crianças em 36 unidades escolares da Capital.

Outros projetos de destaque são os voltados para o esporte, como a Escolinha de Atletismo e as Escolinhas de Futebol, que chegam a atender mais de 500 crianças carentes. As atividades acontecem no 1º BPM, no 6º BPM e também em Taquaruçu. Para participar, os atletas precisam estar matriculados no ensino regular, como forma de aliar educação e prática esportiva. Através das Escolinhas de Futebol, diversos jogadores já foram revelados e hoje seguem carreira como atletas promissores. A Escolinha de Futebol do 1º BPM é referência e já conquistou diversos campeonatos no Tocantins e no Brasil.

Polícia MilitarComo forma de contribuir com a área social, a PM lançou o Cursinho Preparatório para o Concurso da Polícia Militar, que acontecerá no 6º BPM, onde candidatos carentes poderão se preparar para tentar uma vaga no próximo certame da entidade. As inscrições ficaram abertas até o dia 19 de maio, valendo dois quilos de alimento não perecível, no Quartel do 6º Batalhão. Foram ofertadas 45 vagas, sendo 30 para homens e 15 para mulheres, para candidatos comprovadamente de baixa renda. Os professores do cursinho são voluntários e as aulas terão a duração de dois a três meses.

Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Glauber de Oliveira Santos, a PM não tem medido esforços para proporcionar à sociedade palmense, nesses 27 anos, toda a segurança necessária, conforme o que determina sua missão constitucional. “Além de cumprirmos nosso dever de garantir a ordem e a integridade do cidadão e do patrimônio público, paralelamente temos feito além do que se pode ver não só em Palmas, mas em todo o Estado. Temos buscado plantar uma semente e quebrar paradigmas impostos ao longo da história. Por meio da filosofia de Polícia Comunitária mostramos que somos seres humanos antes de sermos agentes políticos. Refletindo essa humanidade, somos parceiros do cidadão de bem e, com nossas ações, trabalhamos diuturnamente para que nossa Capital continue sendo cada vez melhor para se viver”, finalizou o Comandante.

Fonte: Polícia Militar