Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Centro de Ensino Médio Castro Alves Busca Ampliar Arquibancadas Construídas com Garrafas

Data do post: 25/05/2016 11:54:02 - Visualizações: (1001)

Na semana de mobilização para combate ao Aedes aegypti nas escolas, o Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves tem unido o útil ao agradável, na intenção de acabar com os focos do mosquito.

 Adilvan Nogueira / Governo do TocantinsO resultado da união dos esforços foi a construção de uma nova arquibancada para a quadra de esportes da escola. Por meio do recolhimento de garrafas PET na comunidade, e com a ajuda dos estudantes para o recolhimento, a escola já conseguiu construir arquibancadas com 7.000 garrafas.

A iniciativa é do Projeto ArqPET, que já mobilizou toda a comunidade escolar. O projeto, também chamado pela diretora Maria do Carmo, de Comunidade Sustentável, envolve os alunos e os moradores no recolhimento e no reaproveitamento do material. Agora, a inteção é juntar, até o final de maio, mais 2.700 garrafas.

Segundo a diretora, a previsão é de que, no mês de junho, as arquibancadas já sejam ampliadas com os materiais recolhidos. Para isso, ela conta com a doação dos alunos e da comunidade, tanto em garrafas PET, quanto em materiais e mão de obra. “Queremos envolver a comunidade com as ações das escolas. Então, o CEM Castro Alves está de portas abertas para receber doações e também novas ideias”, afirmou.

Maria do Carmo disse que a intenção é repassar a iniciativa para outras escolas. O ArqPET é um projeto que deu certo. Levamos a ideia para frente e o resultado é este: uma quadra de esportes, com arquibancadas construídas por meio da mobilização dos alunos e o apoio da comunidade. Todas as escolas que têm quadras de esportes e têm coragem de levar adiante esse trabalho, podem nos procurar, pois temos a receita de como fazer”, disse.

Bruno Coutinho, estudante do 3º ano, foi um colaborador na construção das primeiras arquibancadas de garrafas PET. “Era algo que estávamos precisando. Então, entrei na mobilização junto com outros colegas. Desta vez, não será diferente. Queremos mais assentos para a nossa quadra ficar um local acessível para todos”, frisou.

As ações de combate ao Aedes aegypti estão acontecendo, durante esta semana, em todas as escolas da rede estadual de ensino. Para o gerente de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Júlio César, é satisfatório ver as escolas inovando e desenvolvendo atividades interdisciplinares, que complementam com a proposta do Dia D de Combate ao Aedes. “Temos orientado para que as escolas tenham autonomia para o desenvolvimento dessas atividades internas, que complementem a proposta do Dia D de Combate ao mosquito. No Castro Alves, vimos que a escola desenvolve outras habilidades dos alunos. Isso, para nós, é gratificante”, ressaltou.

A proximidade da Seduc com as escolas tem sido diferencial nesta gestão. Por meio da facilidade de acesso dos diretores com o órgão, muitas iniciativas estão ganhando força. Exemplo disso é a formação de uma rede de projetos.

Conforme Júlio César, a Seduc tem buscado envolver as escolas em todos os projetos de iniciativa da secretaria. “Criamos essa cultura de sempre estarmos dentro das escolas conversando com diretores, coordenadores e alunos. Quando visitamos as escolas, sempre as inserimos em outras campanhas de iniciativa da Seduc, formando, assim, a nossa rede de projetos”, explicou.

Os alunos e a comunidade, que desejarem colaborar para a ampliação das arquibancadas da quadra de esportes, podem procurar a direção da escola até o final deste mês.

Fonte: Thaís Ramalho / Governo do Tocantins