Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Estende Práticas de Manejo Integrado de Fogo Para Todas as Unidades de Conservação do Estado

Data do post: 05/06/2016 10:36:13 - Visualizações: (1174)

As aplicações técnicas, que apresentaram resultados positivos, com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas a partir do Projeto Cerrado-Jalapão no Parque Estadual do Jalapão, Área de Preservação Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UCs) nacionais na região, serão ampliadas para as unidades de conservação estaduais.

Cleide Veloso / Governo do TocantinsO Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu de 31 de maio a 3 de junho, técnicos, gestores das UCs do Estado e de instituições parceiras, para a demonstração dos  procedimentos adequados e outros cuidados importantes que devem ser tomados ao manejar o fogo com atividade prática realizada no Parque Estadual do Lajeado.

A importante colaboração do uso da tecnologia, na consulta e na análise de imagens de satélite, para o planejamento da aplicação do uso do fogo, a observação de aspectos como período de estiagem, os percentuais de umidade e a posição do vento são algumas das estratégias vistas no decorrer da capacitação.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, replicar o conhecimento de experiências de sucesso é um dos objetivos do projeto. “No próximo semestre, o projeto se encerra, mas aguardamos a análise da possibilidade de sua renovação. O levantamento dos resultados obtidos apontou que o modelo de manejo aplicado contribuiu com avanços na região e que, sem dúvida, são importantes ferramentas para as demais unidades”, destacou

Parque Estadual do Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado (PEL), localizado no Km 32 da Rodovia TO-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, comemorou 15 anos, no último dia 13 de maio, com a realização de trilha ambiental, visita ao viveiro e a área de recuperação do PEL. Participaram desse momento, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), curso de formação técnica em florestas nas disciplinas de Sistemas Agroflorestais e a disciplina de Ecologia Florestal, sob a orientação das professoras Carolina Joly Moreira e Carina Bezerra Benevides.

Fonte: Cleide Veloso / Governo do Tocantins