Naturatins Estende Práticas de Manejo Integrado de Fogo Para Todas as Unidades de Conservação do Estado

Data do post: 05/06/2016 10:36:13 - Visualizações: (835)    Imprimir

As aplicações técnicas, que apresentaram resultados positivos, com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas a partir do Projeto Cerrado-Jalapão no Parque Estadual do Jalapão, Área de Preservação Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UCs) nacionais na região, serão ampliadas para as unidades de conservação estaduais.

Cleide Veloso / Governo do TocantinsO Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu de 31 de maio a 3 de junho, técnicos, gestores das UCs do Estado e de instituições parceiras, para a demonstração dos  procedimentos adequados e outros cuidados importantes que devem ser tomados ao manejar o fogo com atividade prática realizada no Parque Estadual do Lajeado.

A importante colaboração do uso da tecnologia, na consulta e na análise de imagens de satélite, para o planejamento da aplicação do uso do fogo, a observação de aspectos como período de estiagem, os percentuais de umidade e a posição do vento são algumas das estratégias vistas no decorrer da capacitação.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, replicar o conhecimento de experiências de sucesso é um dos objetivos do projeto. “No próximo semestre, o projeto se encerra, mas aguardamos a análise da possibilidade de sua renovação. O levantamento dos resultados obtidos apontou que o modelo de manejo aplicado contribuiu com avanços na região e que, sem dúvida, são importantes ferramentas para as demais unidades”, destacou

Parque Estadual do Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado (PEL), localizado no Km 32 da Rodovia TO-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, comemorou 15 anos, no último dia 13 de maio, com a realização de trilha ambiental, visita ao viveiro e a área de recuperação do PEL. Participaram desse momento, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), curso de formação técnica em florestas nas disciplinas de Sistemas Agroflorestais e a disciplina de Ecologia Florestal, sob a orientação das professoras Carolina Joly Moreira e Carina Bezerra Benevides.

Fonte: Cleide Veloso / Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Tocantinópolis Está de Luto, Morre em Araguaína a 3ª Sargenta da PM-TO Cristiane Caetano Milhomem

Foto da notícia

Data: 15/06/2019 15:37:19 - Visualizações: 5196

Notícias Relacionadas

16/06/2019
Show da Banda Falamansa Marca a Abertura do 20° Arraia da Amizade e 3° Arraiá da UnirG

14/06/2019
Denúncias Oferecidas Pelo MPTO Resultam na Prisão de Agente de Polícia Civil

14/06/2019
Naturatins Apresenta Resultados Positivos Sobre Gestão Hídrica em Audiência Pública

14/06/2019
Olyntho Neto Reabre Discussão do Novo Código Florestal do Tocantins

14/06/2019
Corpo de Bombeiros Realiza Travessia no Lago Nesse Domingo, em Palmas

14/06/2019
Sine Tocantins Está Entre os Seis Mais Efetivos do País

Todas as Notícias