Governo do Estado Entrega Escola Família Agrícola de São Salvador na Próxima Segunda-feira

Data do post: 05/06/2016 10:48:46 - Visualizações: (890)    Imprimir

Dando continuidade ao processo de fortalecimento da educação do campo, o Governo do Estado inaugura, na próxima segunda-feira, 6, a Escola Família Agrícola (EFA) José Porfírio de Souza, de São Salvador, na região sul do Tocantins.

Adilvan Nogueira / Governo do TocantinsEsta é a terceira unidade deste modelo entregue à população em 2016. A primeira, localizada em Esperantina, na região do Bico do Papagaio, foi oficialmente inaugurada em abril e a EFA de Colinas, na região norte, em maio.

O terreno, de aproximadamente, 4,8 hectares, foi doado pela Prefeitura de São Salvador. A escola, já em funcionamento, atende cerca de 150 alunos de São Salvador, Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã e Peixe - todos oriundos de famílias atingidas pelos impactos das barragens da Usina Hidrelétrica construída na região.

A EFA oferece ensino fundamental do 6º ao 9º ano, 1ª série do ensino médio e curso técnico em Agropecuária integrado com o ensino médio básico, dentro do regime da Pedagogia da Alternância, em que os alunos passam um período na escola e outro em casa, colocando em prática os ensinamentos adquiridos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a EFA José Porfírio de Souza visa, além do objetivo pedagógico das modalidades formais de ensino, ao desenvolvimento econômico da região por meio da formação desses jovens estudantes. “Isso é parte do esforço do Governo do Estado para reduzir as desigualdades socioeducacionais do Estado. Mais do que formar os nossos jovens, nosso objetivo é promover, aliado à educação, o desenvolvimento regional do Tocantins”, destacou.

Pedagogia da alternância

A Pedagogia da alternância foi criada na França no início do século XX, em um período de grande êxodo rural, com o intuito de evitar os longos períodos de traslado até as escolas, ou que os estudantes fossem mandados definitivamente para internatos em regiões rurais ou urbanas.

No Brasil, a metodologia chegou, no final da década de 1960, a quase todos os estados, principalmente para áreas de difícil acesso do transporte escolar.  Neste modelo de educação, os estudantes têm disciplinas regulares do currículo escolar, além de disciplinas técnicas voltadas às atividades do campo e, no período em que passam em casa, colocam em prática o aprendizado adquirido durante o período de estadia na escola.

Fonte: Philipe Bastos / Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 476

Notícias Relacionadas

18/06/2019
Audiência Pública Vai Debater Carga Tributária de Micro e Pequenas Empresas

18/06/2019
Governador Carlesse Libera Ponte de Porto Nacional Para Veículos Leves Após Conclusão de Melhorias na Estrutura

18/06/2019
Adapec Participa de Curso Sobre Resenha de Equídeos

18/06/2019
Polícia Militar Apreende Três Menores no Setor Nova Araguatins

18/06/2019
Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Chega a Mais Quatro Municípios do Tocantins

18/06/2019
Promovida Pelo Corpo de Bombeiros Militar, Travessia Reúne Amantes da Natação no Lago

Todas as Notícias