Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Apresenta Proposta de Turismo Integrado no 3º Fórum Brasil Central de 2016

Data do post: 05/06/2016 10:53:11 - Visualizações: (1173)

O ecoturismo é um dos segmentos turísticos que apresenta expansão de 15% a 25% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Emerson Silva / Governo do TocantinsO Brasil tem grande potencial para desenvolver o setor, uma vez que está entre os 17 países de maior biodiversidade. Diante desse cenário, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, apresentou a proposta de elaboração de um projeto de turismo integrado entre os estados membros do Consórcio Brasil Central, no 3º Fórum Brasil Central de 2016, realizado nesta sexta-feira, 3, em Palmas.

O turismo de natureza pode ser uma alternativa para desenvolver a economia regional, garantir a conservação do bioma Cerrado e promover culturas tradicionais locais. “A proposta é a criação de políticas conjuntas entre os consorciados, a promoção e a divulgação, principalmente no exterior, de roteiros integrados entre os estados participantes e a atração de investimentos para a área do turismo”, defendeu o secretário durante a sua apresentação.

Sobre a proposta, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, parabenizou pelainiciativa e disse que deve ser considerada. “Poucos temas podem integrar tanto a região como o turismo. O turismo é uma área de grande potencial de geração de renda de forma sustentável”, pontuou.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que a proposta está de acordo com um dos eixos estratégicos do Consórcio, que é meio ambiente e turismo, e que inclui ainda infraestrutura; logística; industrialização; empreendedorismo; educação e ciência, tecnologia e inovação, no intuito de consolidar políticas e ações para o desenvolvimento nos estados desses setores.

Para elaboração do projeto, devem ser levantadas informações sobre os roteiros, infraestrutura, equipamentos e profissionais ligados ao turismo, assim como a elaboração de um plano estratégico, estabelecendo metas e ações em curto, médio e longo prazos.

Fórum

O 3º Fórum Brasil Central de 2016 tem como objetivo estabelecer uma agenda comum para o desenvolvimento dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. Juntos, os estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, além do Distrito Federal, ocupam 25% do território nacional e possuem 18 milhões de habitantes.

Na reunião desta sexta-feira, 3, foi assinado um Protocolo de Intenções para enfrentamento aos problemas de segurança  e discutidos assuntos nas áreas de educação e saúde, temas previamente definidos por secretários dos estados participantes. Essa é a nona edição do evento e a terceira realizada somente este ano. É a segunda vez que o Tocantins sedia o encontro.

Fonte: Daniela Oliveira / Governo do Tocantins