Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Educação realiza 1º Colóquio da Comunidade Surda

Data do post: 06/06/2016 11:39:40 - Visualizações: (1118)

Com o intuito de ofertar educação básica inclusiva e de qualidade aos estudantes com deficiência auditiva, foi criado, há 11 anos, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/TO), gerido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). 

Elias Oliveira / Governo do TocantinsPara celebrar a data, a pasta promove, entre os dias 6 e 10 de maio, o 1º Colóquio da Comunidade Surda.

O CAS tem como objetivo promover a educação bilíngue, por meio da formação continuada dos educadores que atendam estudantes surdos e com deficiência auditiva, além de orientar sobre o uso dos materiais didáticos acessíveis e de ofertar o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a técnica da Seduc e responsável pelo Centro, Cláudia Arantes, o objetivo do Colóquio é minimizar as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. “O que pretendemos é abrir espaço para o diálogo sobre as conquistas e os anseios dessa parcela da população. Ao longo dos anos, tivemos muitos avanços, mas a comunidade surda necessita de momentos como estes para que possam ser ouvidos”, enfatizou.

Entre os dias 6 e 8, a programação preparada pela Gerência de Educação Especial da Seduc prevê palestras abordando a atuação dos intérpretes de libras e a inserção do surdo no mercado de trabalho. No dia 9, estudantes, familiares e servidores do Centro de Capacitação participam de um sarau, com apresentações teatrais, de dança e música, dentre outras. As atividades acontecerão no auditório do Memorial Coluna Prestes, a partir das 19h30. No encerramento, dia 10, o evento acontecerá no Colégio Estadual São José, com a quadrilha junina dos surdos, às 19h30.

Confira a programação completa

6 de junho – Palestra - Surdo no Mercado de Trabalho - Jefferson Brandão (CAS / Seduc) - Local: Memorial Coluna Prestes

Horário: 19h30

7 de junho – Palestra - Atuação do Intérprete em Sala de Aula - Alini Albuquerque (IFTO - Câmpus Palmas)

Local: Memorial Coluna Prestes

Horário: 19h30

8 de junho – Palestra - Família e seus Desafios com a Surdez - Kathy Menten (Secretaria Municipal de Saúde)

Local: Memorial Coluna Prestes

Horário: 19h30

9 de junho – Momento Cultural

Local: Memorial Coluna Prestes

Horário: 19h30

10 de junho – Apresentação da Quadrilha Junina da Comunidade Surda

Local: Colégio Estadual São José

Horário: 19h30

Fonte: Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins