Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SENAI e SINDIATO Realizam Curso de Classificação de Grãos em Gurupi

Data do post: 08/06/2016 17:34:44 - Visualizações: (1084)

O curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas fazendo com que os alunos determinassem o tipo do alimento e se estava apto para consumo.

Sistema FIETOO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) finalizou nesta terça-feira, 07/06, o curso de Classificação de Grãos realizado em parceria com o Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (SINDIATO) para formar mão de obra no município. A classificação dos grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (MAPA).

O objetivo é qualificar o cidadão para o mercado de trabalho industrial  fazendo com que a industrialização e comercialização de produtos vegetais  e derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.

Durante o curso, os alunos aprenderam como classificar e determinar se os alimentos estavam aptos para o consumo por meio de aulas teóricas realizadas na unidade SENAI de Gurupi. Também foram utilizados os laboratórios de classificação onde o instrutor aplicou aulas práticas para a definição de características de identidade, qualidade, apresentação, embalagem e medidas que determinavam o tipo do alimento. Os alunos visualizaram e participaram de todo o processo por qual passa o alimento, até chegar à mesa do consumidor.

As aulas forma acompanhadas pelo presidente do SINDIATO, Carlos Suzana, e a gerente da unidade SENAI Gurupi, Núbia Almeida.  Os participantes do curso tiveram a oportunidade de trabalhar com grãos como o arroz, a soja, feijão e milho. O Laboratório do SENAI/SINDIATO tem capacidade de até seis análises de classificação por dia com emissão de laudos técnicos e certificação, o que faz desse trabalho uma organização séria e comprometida com o cidadão.

Fonte: Sistema FIETO