Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Família Apaeana Recebe Informações Sobre Direitos da Pessoa com Deficiência

Data do post: 08/06/2016 18:04:46 - Visualizações: (1138)

O Seminário da Família, evento anual da Apae – Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais de Araguaína, realizou sua 9ª edição nesta quarta-feira, 8, com o tema “Avanços e Desafios da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência”. 

Defensoria Pública-TOComo sugestão da comissão de pais, foi ministrada palestra pelo defensor público Cleiton Martins, que atendeu às expectativas das famílias em conhecer mais os direitos das pessoas que cuidam.

O Defensor Público levou informações sobre a lei nº 13.146/15, que instituiu oEstatuto da Pessoa com Deficiência, e outras legislações que concedem isenções de ICMS e IPVA para os proprietários de veículos. A auxiliar administrativa Mauriana Carmo Costa, 48 anos, participou da palestra e se interessou por estes benefícios. “Foi bom ter esclarecimento dos direitos que a gente tem e não sabe que existe ou como corre atrás”, disse.

Os participantes do Seminário da Família apresentaram vários questionamentos, como a destinação prioritária de imóveis com financiamento público, questões de saúde, educação, entre outros. “Eles têm sempre demandas jurídicas no cotidiano, por falta de um atendimento efetivo em diversas áreas, pois as pessoas que atendemos precisam de vários recursos, mesmo com todo o aparato oferecido na Associação, temos dificuldades em atender a alta demanda, disse a assistente social da Apae de Araguaína, Isabel Cristiane.

Defensoria Pública-TO“O caminho é difícil no cuidado dos familiares com deficiência, mas nem por isso deve-se deixar de cobrar o cumprimento dos direitos, tem que acreditar. À negativa de fornecimento de serviço cabe a análise de ajuizamento de ação judicial pela Defensoria Pública, no caso de pessoas carentes, e outras instituições, que estão atentas em resguardar a garantia dos direitos fundamentais da pessoa”, ressaltou o Defensor Público.  

Apae

Segundo a assistente social Isabel Cristiane, a associação atua em três grandes eixos: Assistência Social, Educação e Saúde, atendendo pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, autismo, sequelados de patologias neurológicas, sem limite de idade, ou seja, desde o nascimento até a velhice. Em 2015, foram realizados mais de 100 mil atendimentos multidisciplinares, exames laboratoriais, como o teste do pezinho, entre outros.

Fonte: Defensoria Pública-TO