STJ Atende Recurso do MPE e Determina Seguimento de Ação Penal Contra Brito Miranda por Desvio de R$ 11 Milhões

Data do post: 26/06/2016 11:12:58 - Visualizações: (684)    Imprimir

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Procuradoria de Justiça, obteve êxito no Recurso Especial nº 1.592.801-TO, interposto junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), questionando decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins que concedeu habeas corpus e resultou no trancamento da Ação Penal em desfavor do ex-secretário de infraestrutura do Estado, José Edmar Brito Miranda.

MPE-TODe acordo com a Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães, autora do recurso, o Ministro do STJ, Félix Fisher, acatou os pedidos do MPE e determinou o prosseguimento da Ação Penal que apura eventuais atos ilícitos do ex-agente público em um contrato firmado no ano de 2007 entre o Governo do Estado e a empresa Contersa, para execução de obras como terraplanagem e pavimentação asfáltica, executadas na rodovia TO-239, no trecho entre o entrocamento da Rodovia BR-153 e a cidade de Tupiratins, com área de 44 quilômetros de extensão.

Em sua decisão, o Ministro Fisher destaca que, ao contrário do que registrou o acórdão recorrido, “a denúncia expõe o nexo de causalidade entre a conduta do acusado e o resultado tipificado como peculato-desvio, na medida em que indica que o recorrido, na qualidade de Secretário Estadual de Infraestrutura, reconheceu como saldo a pagar valores correspondentes a serviços não prestados à Administração Pública, contribuindo, assim, para o esquema de desvio de dinheiro público.”

O ministro ressaltou, ainda, o entendimento do STJ de que não é imprescindível na denúncia a individualização da conduta de forma pormenorizada, em situações de coautoria, como se observa neste caso.

Confira abaixo, na íntegra, a decisão do Ministro Félix Fisher e o Recurso Especial interposto pela Procuradora de Justiça.

  Decisão STJ

   Recurso Especial

Fonte: João Lino Cavalcante MPE-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Cadastramento de Solicitação de Vagas nas Creches Municipais de Tocantinópolis Segue Até Dia 15 de Dezembro

Foto da notícia

Data: 14/12/2017 11:32:12 - Visualizações: 358

Notícias Relacionadas

15/12/2017
Nalva Braga Assina Convênios Para Construção da Feira Coberta e Banheiros Sanitários Para as Famílias em Palmeiras do Tocantins

12/12/2017
Vereadores de Cachoeirinha (TO) Votam Nesta Terça (12), Contas Consolidadas de 2014 do Ex-prefeito Erisvaldo Resplandes, o Preto

12/12/2017
MPE Requer Reforma e Fornecimento de Materiais Básicos Para Escolas Públicas de Ananás

11/12/2017
Polícia Militar Prende Homem e Recupera Duas Motos Roubadas por Ele

11/12/2017
Polícia Militar Prende Mulher por Tráfico de Entorpecentes

08/12/2017
Evento Ocorrido Nesta Sexta Feira (08), Marcou o Encerramento do Programa Criança Feliz no Ano de 2017 em Palmeiras do Tocantins

Todas as Notícias