Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Fortalece Parceria com Agentes de Saúde no Controle da Raiva dos Herbívoros

Data do post: 01/07/2016 11:59:33 - Visualizações: (1031)

Visando fortalecer as ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos), a Agência de Defesa agropecuária (Adapec) promoveu uma reunião com os agentes comunitários de saúde da zona rural do município de Aparecida do Rio Negro, na tarde desta quarta-feira, 29.

Dinalva Martins / Governo do TocantinsO objetivo é fazer novas parcerias para aumentar a eficiência dos trabalhos no combate a doença.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, José Veloso Júnior, foram repassadas informações sobre a enfermidade, o principal vetor que é o morcego hematófago e a importância da identificação dos abrigos (cavernas, grutas, cisternas, entre outros) por parte dos produtores rurais. “Os agentes comunitários rurais têm um contato rotineiro com os produtores rurais da região, por isso, são disseminadores do conhecimento, colhendo informações para nos repassar. Com isso, iremos direto ao possível foco, destacou.

O secretário de Saúde de Aparecida do Rio Negro, Samuel Vaz, disse que esta parceria com a Adapec é de grande valia, pois é uma forma de erradicar a zoonose no município. “Estas orientações que a Adapec está repassando aos nossos agentes comunitários de saúde que atuam na zona rural possibilitarão que eles levem informações sobre a raiva, as formas de controle e os cuidados”, ressaltou.

A intenção é de que as equipes da Agência, munidas das informações repassadas pelos agentes de saúde, possam traçar um mapa das propriedades rurais que tenham ocorrência de mordedura de morcegos hematófagos em animais. Além disso, identificar novos abrigos da espécie. “Quanto mais parceiros envolvidos, maior a agilidade e eficácia das nossas ações de controle e prevenção da doença, em prol da preservação sanitária do rebanho”, ressaltou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Entre os dias 23 e 30 de junho, as equipes da Agência estão nos municípios de Aparecida do Rio Negro e Lizarda, realizando as ações de controle da doença, que incluem a captura de morcegos hematófagos, principais transmissores da doença na zona rural, visitas aos abrigos e orientações aos produtores rurais, por meio de palestras.

Fonte: Dinalva Martins / Governo do Tocantins