Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Força Tática Estadual Começará a Atuar em Araguaína e Reforçará o Policiamento Local

Data do post: 21/07/2016 20:14:35 - Visualizações: (1203)

Na manhã desta quinta-feira, 21, em visita à cidade de Araguaína, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, autorizou a execução do projeto de ampliação das ações de Força Tática (FT) no Estado, o que viabiliza a atuação desse grupamento nos mesmos moldes da Força Nacional, através do remanejamento de parte do efetivo das unidades do Tocantins que possuem a Força Tática.

Polícia MilitarO emprego desse efetivo disponibilizado será temporário, nas cidades onde a sensação de segurança da população foi sensivelmente afetada. O impacto financeiro dessa atuação será calculado através do pagamento de diárias, devidamente autorizado pelo governo do estado. A cidade de Araguaína será a primeira a receber a ação da Força Tática, com previsão de emprego de 20 policiais militares, a partir da próxima terça-feira, 26, por tempo indeterminado.

Já está sendo feito um levantamento junto aos comandantes de unidades que possuem FT para disponibilizar o efetivo a ser empregado nesta primeira missão na cidade de Araguaína, sem prejudicar o policiamento local. Os policiais se reunirão e receberão as instruções específicas para a ação e desenvolverão a linha de atuação no município.

O comandante geral reiterou a necessidade do aumento de efetivo da Polícia Militar como umas das medidas necessárias para a melhora na segurança. Este aumento ocorrerá em breve com a realização de concurso público com previsão inicial de mil vagas para soldado. Coronel Glauber destaca “a PM tem trabalho em todo estado de forma profissional como sempre trabalhou e atuação da Força Tática Estadual é uma medida extraordinária que visa restabelecer a ordem pública e a tranquilidade social nos locais necessários, como é o caso de Araguaína”.

Sobre a Força Tática

Polícia MilitarFoi criada por meio da Instrução Normativa n º 001/2015, publicada no Boletim Geral nº 153/2015, de 18/08/2015, que padronizou a Força Tática no âmbito da Polícia Militar do Estado do Tocantins.  É um pelotão de patrulhamento tático subordinado diretamente aos comandantes de unidades Operacionais da PMTO, e tem como missão principal realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências que fujam do cotidiano normal da unidade, executando as intervenções características da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE.

Os militares da FT são formados em curso padrão de 280 horas/aula, seguindo as normas para Planejamento e Conduta do Ensino e a Matriz Curricular Adotada. Atualmente a Polícia Militar do Tocantins conta com 132 policiais militares formados no curso de Força Tática que já atuam nas seguintes unidades: (1º BPM- Palmas, 2º BPM – Araguaína, 4º BPM – Gurupi, 3º CIPM – Colinas e 4ª CIPM - Araguatins). A próxima unidade a realizar o curso será o 6º BPM em Palmas.

Fonte: Polícia Militar