Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dia do Advogado é Comemorado com Café da Manhã na OAB Subseção de Tocantinópolis

Data do post: 11/08/2016 22:02:23 - Visualizações: (3887)

Para não deixar a data importante para todos os advogados do Brasil passar em branco, a OAB Subseção de Tocantinópolis organizou um café da manhã especial para os advogados que fazem parte da família OAB de Tocantinópolis.

Em menção a data, o Dr. Renato Jácomo cujo curriculum tem mais de 50 anos de serviços prestados como advogado escreveu um texto sobre o dia do Advogado.

               A NOSSA OAB DE TOCANTINÓPOLIS.          

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisEstou com mais de 50 anos de formado em direito e somente no norte de Goiás, hoje, Tocantins, exerço a profissão de advogado há mais de 40 anos. 

Por razões especiais, não encontrei as dificuldades normais para o início do exercício da profissão.

Na nossa atividade profissional, sempre tivemos o cuidado de seguir e observar religiosamente o Estatuto da Advocacia e da OAB, principalmente, observando a Ética profissional, com coragem, com respeito, mas mesmo assim tivemos dificuldades, chegando ao absurdo de ser ameaçado de prisão, por um Juiz, em uma audiência designada, a ser realizada na Comarca de Itaguatins, quando defendia 14 réus, em um processo crime, fato esse ocorrido há mais de 20 anos e de conhecimento do Dr. Mendonça.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisA nossa atuação na área criminal, a que mais gosto, deixou-me lembranças inesquecíveis, o julgamento de Aldenor Miranda, na Comarca de Itaguatins, e Manoel Quirino, que assassinou Ubirajara Ferro, meu cliente, no centro de nossa Cidade, o julgamento, como assistente de acusação, em Ananás, do acusado que matou Domingos de Castro Ribeiro, avô do Dr. Douglas Maranhão, quando viajamos a noite toda, para chegarmos a tempo para o julgamento e, o de 3 acusados envolvidos no assassinato de um Vereador do Povoado Mosquito, hoje, Palmeiras do Tocantins.

Em nossa vida profissional obtivemos vitórias e derrotas, o que é natural na difícil profissão de advogado.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisExercemos a função de Conselheiro da OAB, desde a Criação da Ordem dos Advogados do Tocantins, com a Sede, inicialmente em Miracema do Tocantins e posteriormente em Palmas, nas administrações dos ex – Presidentes, Drs. Augusto de Sousa Pinheiro, Luciano Aires e Ercílio Bezerra, Sendo eleitos posteriormente, outros Presidentes, os drs. Epitácio Brandão e Walter Ofugi.

Após a instalação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Tocantinópolis, ocorrida na gestão do Dr. Luciano Aires, que atendeu pedido nosso, como Conselheiro, foi realizada a eleição, tendo como primeiro Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Tocantinópolis  o Dr. Sebastião Alves Mendonça Filho, após o término de seu mandato, concorreu a reeleição, sendo reeleito.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisEm ambas eleições apoiei o Dr, Mendonça, percorrendo as cidades se Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Itaguatins, em busca de votos, visitando todos os advogados residentes nas mencionadas Cidades, todos meus conhecidos e amigos, que pertenciam a jurisdição da OAB de Tocantinópolis.

É bom esclarecer, para conhecimento, que o prédio onde funciona a OAB, é prédio próprio, adquirido na gestão do então Presidente Sebastião Mendonça Filho.

A minha conduta sempre foi assim, valorizar a amizade.

Terminado o mandato do Dr. Mendonça, achei por bem, lançar-me candidato, sendo eleito, concorri à reeleição e ao terceiro mandato, sendo eleito em ambos e agora, recentemente, lançaram o nome da Dra. Daiany Cristine Gomes Pereira Jácomo, como candidata, tendo sido ELA eleita para exercer a Presidência da OAB até o fim de 2.018.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisVivemos no estado democrático de direito, onde todos podem concorrer a qualquer cargo eletivo e, com o resultado, após a votação, forçosamente, teremos vencedores e vencidos.

Da mesma forma, as eleições da OAB seguem os princípios rígidos do Direito Eleitoral e, após a votação em urna eletrônica, se obtém os resultados, onde aparecem vencedores e perdedores, cujo resultado deve ser respeitado, adquirido através do voto, onde a maioria escolheu o seu Presidente.

Essa é a democracia em que vivemos, a assunção ao PODER, se dá, pela vontade da maioria, através do voto.

A SEDE DA ORDEM DOS ADVOGADOS É A CASA DO ADVOGADO, SENDO O SEU DIRIGENTE, O PRESIDENTE, ELEITO PELO VOTO, PELA MAIORIA, DE 3 EM 3 ANOS e a nossa OAB, só terá mudança de PRESIDENTE em 2.018, e cada Presidente escreverá a sua história, boa ou má.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisSe nós perguntarmos a cada um dos advogados de nossa subseção, o que fez para o engrandecimento da nossa OAB, qual a sua contribuição profissional, olhando, relendo o Código de Ética, a sua postura, o comparecimento às reuniões, a colaboração com ideias, que viesse auxiliar a Diretoria, encontraríamos muito poucos.

A oposição é necessária, mas com uma conduta honesta, de homens de bem, que cobrasse atitudes razoáveis, sem esquecer que existe alguém no comando, o Presidente.

Fui Presidente até o dia 31 de dezembro de 2.015 e vou colaborar com a nova Diretoria porque sempre vivi o direito, a advocacia, sinto-me honrado em ser advogado, sempre abrindo as portas  do nosso Escritório, aos colegas que chegam a nossa Cidade.

Foto Divulgação OAB de TocantinópollisEstas foram simples pinceladas, para conhecimento de todos que não sabem da nossa conduta e como foi criada a Subseção da OAB em Tocantinópolis, a Casa do Advogado, a trincheira da ética, da liberdade e da comunidade democrática.

Durante todo esse período semeei a ordem, o respeito, a boa conduta, privilegiei os necessitados, caminhando diuturnamente com o bom senso, tudo, em defesa dos bons princípios, como escudeiro do bom trabalho com dignidade.

Não amealhei riqueza material, mas consegui respeito, dormindo e acordando com a consciência tranquila e conseguindo tudo isso, com os ensinamentos do meu Pai.

 Tocantinópolis, 10 de janeiro de 2.016.

 Renato Jácomo

OAB-TO nº 185-A

Fonte: Redação do Tocnoticias