Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aberta a 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário com Médico Dráuzio Varella

Data do post: 29/08/2016 18:03:51 - Visualizações: (1088)

O médico e escritor Dráuzio Varella abriu a 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário do Tocantins na manhã desta segunda-feira (29/8), com a palestra “O Estresse”, para um auditório lotado por magistrados, servidores e comunidade.

Tribunal de Justiça-TODráuzio Varella parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins. “Atitudes como esta tem efeito multiplicador muito grande. Hoje o homem não tem mais tempo para nada, não tem mais tempo para a vida pessoal e precisamos repensar isso”.

O médico abordou em sua palestra os desafios do ser humano em mundo cada vez mais moderno. Em sua opinião, “o tempo inteiro (do homem moderno) é dedicado ao trabalho, à internet, aos emails, aos compromissos familiares e oficiais... gerando estresse contínuo. E o tempo para descontrair, para fazer exercício, pensar um pouco mais na vida, ter um convívio social com amigos e familiares é cada vez mais restrito. E isso cria uma pressão grande, com repercussões importantes para a saúde”.

Segundo Dr. Dráuzio, 52% dos brasileiros estão acima do peso. E a obesidade no país atinge pelo menos 15% da população. O médico considera o diabetes e as doenças cardiovasculares, causadas por má alimentação e falta de exercício físico, as maiores conseqüências do estresse, como as grandes epidemias da era moderna.

Na abertura oficial da 1ª Semana da Saúde, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes ressaltou a atenção à saúde no âmbito do Judiciário. “Estamos atentos aos motivos do absenteísmo já identificados pela Diretoria de Gestão de Pessoas em decorrência de problemas de saúde”.

O presidente citou como ação concreta na área a criação do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde de servidores e magistrados, cumprindo a política nacional definida pelo Conselho Nacional de Justiça, que é presidido pela desembargadora Etelvina Sampaio.


Citou também ações inseridas no planejamento da Diretoria de Gestão de Pessoas e que atendem as diretrizes da Resolução 207 do CNJ, como: reforma do Espaço Saúde; aquisição de mobílias e equipamentos para atender melhor os servidores; instituição do comitê local; diálogo intra e interinstitucional; censo ergonômico; campanhas de vacinação e testes clínicos rápidos durante todo o ano; Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que já atendeu mais de 100 servidores; programa de atividade física, com 160 servidores inseridos no “Judiciário na Medida”.

A abertura do evento foi transmitida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) para todas as comarcas do estado.

A programação continua à tarde. Profissionais da Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social irão compor uma mesa redonda com debates voltados para o tema “Combate às Drogas”.

Dia 30/8

Já no segundo dia, a programação inclui a palestra intitulada “O ser humano dentro das organizações”, ministrada pelo psiquiatra Roberto Shinyashiki pela manhã.

No período da tarde, o público receberá a médica e consultora do programa Bem Estar (TV Globo), Ana Escobar, para palestra sobre “Gerenciamento das emoções no trabalho e qualidade de vida”.

Além das palestras, durante os dois dias também serão realizadas terapias complementares e técnicas manuais na área de Fisioterapia, entre elas: Lian Gong, exercícios da medicina chinesa voltados à circulação sanguínea; Ginástica holística, para o estímulo da consciência corporal e alívio de tensões; Shiatsu, terapia oriental para o reequilíbrio das energias; Yoga, com meditação e técnicas de respiração; Ventosaterapia, para liberação de toxinas do organismo; e RPG, uma técnica de tratamento para o sistema muscular e esquelético.

Tribunal de Justiça-TOA organização também disponibilizará stands com prestação de serviços de saúde aos servidores, como laboratório, vacinas e exames oftalmológicos.

Currículo dos Palestrantes

Dráuzio Varella: é médico oncologista, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga. Também foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil, e na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no programa Fantástico.

Roberto Shinyashiki: médico psiquiatra e escritor, com pós-graduação em Administração de Empresas. É um dos nomes mais requisitados no meio empresarial, fazendo palestras, conduzindo seminários e convenções, no Brasil e no exterior. Consultor e orientador de altos executivos de empresas dos setores público e privado. Também é colaborador de inúmeras revistas, jornais, sites e participa com frequência de programas de rádio e TV.

Ana Escobar: é médica pediatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Consultora do programa Bem Estar da TV Globo, membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer - Ed. Globo e responsável pela coluna de saúde semanal no portal G1/ Globo.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO