Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário: Palestras e Oficinas Envolvem Servidores e Comunidade

Data do post: 29/08/2016 18:37:04 - Visualizações: (1084)

A 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário segue movimentando magistrados, servidores e a comunidade. Na tarde dessa segunda-feira (29/8), o combate às drogas foi o tema central de uma mesa redonda composta por profissionais da área da saúde: os psicólogos Victor Melo e Magda Valadares; o psiquiatra Solimar Pinheiro; e a assistente social Márcia Nascimento. 

Tribunal de Justiça-TOO debate levou ao público informações relevantes e dados atualizados sobre o tema.

Além da mesa redonda, o público acompanhou o depoimento de Anderson Camacho, ex dependente químico. Emocionado, ele falou sobre sua história de superação e enfatizou o papel da família, dos amigos e das unidades de tratamento na tarefa da reabilitação e da reinserção social dos usuários de drogas. “Cada um de nós pode ser uma mão amiga na vida dessas pessoas porque elas não precisam de julgamento, mas sim de ajuda”, disse.

Liliane de Almeida Moraes, servidora da Comarca de Augustinópolis, está acompanhando a programação da 1ª Semana da Saúde e ressaltou a importância da iniciativa. “Nesse momento todos os olhos da sociedade estão voltados para questões relacionadas à saúde, e a atual gestão do Tribunal está de parabéns por, mais uma vez, demonstrar preocupação com o tema e levar ações como essa que trazem inúmeros benefícios a todos”, afirmou.

Tribunal de Justiça-TOA estudante Ana Angélica Alves também está participando do evento, e segundo ela, “as palestras estão oferecendo informações muito preciosas. Essa ação com certeza deve ser usada como modelo por outros órgãos públicos porque presta um grande serviço à sociedade”, concluiu.

Stands

Durante toda a 1ª Semana da Saúde, a organização disponibiliza stands com prestação de serviços de saúde ao público. São exames laboratoriais, atualização de vacinas e testes para sondagem de pressão arterial, glicemia e diagnóstico de hepatite.

Adriana Barbosa de Sousa é técnica judiciária da Comarca de Tocantínia e avaliou a ação de maneira positiva. “Disponibilizar esses serviços de saúde ao público é mais uma prova de que esse evento realmente visa o bem estar de todos nós”.

Oficinas

Tribunal de Justiça-TOTambém estão sendo realizadas terapias complementares e técnicas manuais na área de Fisioterapia, entre elas: Lian Gong, exercícios da medicina chinesa voltados à circulação sanguínea; Ginástica holística, para o estímulo da consciência corporal e alívio de tensões; Shiatsu, terapia oriental para o reequilíbrio das energias; Yoga, com meditação e técnicas de respiração; Ventosaterapia, para liberação de toxinas do organismo; e RPG, uma técnica de tratamento para o sistema muscular e esquelético.

Iêda Maria Almeida, servidora da Comarca de Tocantinópolis, participou das oficinas de Lian Gong e Ginástica Holística. Segundo ela, “essa parte da programação que visa exercitar os servidores é maravilhosa. Eu tenho problemas na coluna e saí das oficinas sem dores”, disse.

As vagas para as terapias são voltadas exclusivamente aos servidores do Judiciário, são limitadas e realizadas no ato do credenciamento. Os participantes devem trazer roupas adequadas para a execução das atividades.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO