Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestra com a Médica Ana Escobar Encerra a 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário

Data do post: 30/08/2016 18:31:46 - Visualizações: (1323)

A tarde dessa terça-feira (30/8), último dia de atividades da 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário, foi marcada pela palestra “Gerenciamento das emoções no trabalho e qualidade de vida”, ministrada pela médica Ana Escobar, consultora do programa Bem Estar da TV Globo.

Tribunal de Justiça-TODe maneira leve e descontraída, a médica trouxe ao público questões relacionadas à busca pela felicidade, que é, segundo ela, um dos maiores anseios da sociedade moderna.

Contextualizando o tema central da palestra com os processos tecnológicos, o consumismo e as relações humanas nos dias de hoje, a palestrante mostrou que é possível vencer a ansiedade e encontrar o equilíbrio estando bem consigo mesmo e vivendo melhor o tempo presente.

Eliete Rodrigues é servidora aposentada do Judiciário desde 2014. Após 25 anos de serviços prestados ao Tribunal, retornou ao prédio para acompanhar a programação da 1ª Semana da Saúde, e para ela, “a palestra foi de grande valia porque abrangeu todos os aspectos desse tempo moderno que estamos vivendo”, afirmou.

Tribunal de Justiça-TOPara a assistente social Elizânya Freitas, “com certeza a palestra veio para encerrar a programação do evento com chave de ouro. As pessoas que a assistiram voltarão para casa, diferentes do modo que vieram porque tudo que foi dito leva à reflexão e, consequentemente, ocasiona mudanças nos hábitos”, concluiu.

Em entrevista aos veículos e produtos de comunicação do Poder Judiciário, a palestrante falou sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho e sobre a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Confira:

Como a senhora define “qualidade de vida”?

Ana Escobar: a definição de saúde, na verdade, quer dizer ausência de doenças. Quem não tem doenças, tem saúde. Hoje em dia nós sabemos que não é somente isso. Saúde é bem estar e qualidade de vida. Então a qualidade de vida hoje entra na definição daquilo que consideramos saúde. Qualidade de vida é um termo muito amplo que entra na definição daquilo que a gente considera como ter saúde.

Tribunal de Justiça-TONa sua opinião, qual o maior desafio a ser superado quando se trata do incentivo à qualidade de vida no ambiente de trabalho?

Ana Escobar: O maior desafio que as pessoas normalmente encontram é vencer as próprias resistências no sentido de mudar o seu estilo de vida. Todos precisam trabalhar, mas é importante que se reserve um tempo do nosso dia para conseguir fazer três coisas essências que contribuem muito para a nossa qualidade de vida, que são: dormir bem, pelo menos oito horas seguidas; ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Existe uma fórmula para a manutenção do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional?

Ana Escobar: Quando se consegue essas três coisas ditas anteriormente aliadas às boas relações pessoais, vivendo com equilíbrio e tranquilidade, deixando de lado também a ansiedade e focando sempre no presente, a gente acaba atingindo aquilo que se considera como sendo uma vida com qualidade.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO