TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Com Nat Municipal de Palmas, Tocantins Avança no Combate à Judicialização da Saúde

Data do post: 06/09/2016 16:43:05 - Visualizações: (932)

A autorização para acesso pelo Núcleo de Apoio Técnico em Saúde (NAT) municipal de Palmas ao sistema eletrônico do Poder Judiciário do Tocantins (e-Proc/TJTO), pela Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça, ocorreu na sexta-feira (2/9). E já nesta segunda-feira (5/9), o NAT Municipal de Palmas emitiu a primeira Nota Técnica por meio do sistema.

Tribunal de Justiça-TOA Nota Técnica 008/2016 atendeu a uma solicitação do juiz Frederico Paiva de Souza, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Palmas, para subsidiar o magistrado quanto à demanda de um paciente para cirurgia e de acompanhamento com médico nefrologista.

Antes, porém, no dia 30 de agosto foi emitida uma Nota Técnica pelo NAT Municipal de Palmas, por demanda via ofício, da Central de Atendimento à Saúde da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. No caso, a solicitação é de fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a coordenadora do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações de Saúde do Estado do Tocantins (Cemas), juíza Milene de Carvalho Henrique, a instalação do NAT Municipal de Palmas “significa um avanço no sentido de informar e capacitar sobre as questões complexas que tramitam sobre a judicialização da saúde”, enfatizando que o Tocantins é o único estado da federação que, além do NAT Estadual, possui mais dois NATs municipais (Araguaína e Palmas).

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) realiza suas atividades com objetivo de disponibilização de subsídios aos Magistrados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública nas demandas que tenham por finalidade assegurar ações e serviços de saúde do SUS, informando ainda sobre a previsão de existência ou não de políticas públicas para o caso consultado.

A Nota Técnica do NAT deve indicar se os documentos juntados aos autos observam os requisitos exigidos pela Política Pública que são preconizados pelo SUS, bem como emitir informações técnicas sobre o pedido posto, tanto na fase pré-processual quanto na fase processual.

Histórico

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do município de Palmas foi instituído por meio da Portaria nº 468/SEMUS/GAB, de 27 de maio de 2016, publicado no Diário Oficial do Município de Palmas nº 1.511, de 27 de maio de 2016;

A composição do NAT do município de Palmas foi regulamentada pela Portaria nº 615/SEMUS/GAB, de 29 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial do Município de Palmas nº 1.536, de 01 de julho de 2016;

O Termo de Cooperação Técnica nº 9/2016, Processo nº 16.0.000007347-8, entre o Município de Palmas e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), no que tangem à instalação e o funcionamento do NAT do município de Palmas, foi assinado em 18 de agosto de 2016 e publicado no Diário da Justiça do Tocantins nº 3.874, de 19 de agosto de 2016, e no Diário Oficial do Município de Palmas nº 1.574, de 24 de agosto de 2016.

O NAT do município de Palmas foi inserido no sistema e-Proc/TJTO, por autorização da Diretoria Judiciária do Tribunal, a partir do dia 02 de setembro de 2016.

O acesso do NAT do município de Palmas via e-Proc/TJTO será realizado pelo farmacêutico Vidal Gonzalez Mateos Júnior.

Endereço

O NAT município de Palmas está localizado no edifício Ivanilde Magalhães, Quadra 1.302 Sul, Conjunto 01, Lote 06, Avenida Teotônio Segurado, Palmas-TO. Os contatos são: 63 3218 53 48. Email:natsemus.palmas@gmail.com

Confira no link os meios de inserção dos núcleos nos processos.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.