TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Aprovado Parecer da Professora Dorinha Sobre PL que Veda Taxa Extra de Matrícula de Aluno com Deficiência

Data do post: 06/09/2016 16:47:32 - Visualizações: (886)

A Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência aprovou na última semana o parecer da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) favorável ao Projeto de Lei 5055/16 que garante a efetivação de matrícula do aluno com deficiência sem que lhe seja cobrada taxa que crie obstáculo ao exercício do direito à Educação.

Gab. Deputada Professora DorinhaA cobrança de qualquer taxa extra feita pela escola por matricular um aluno com deficiência é ilegal e fere o princípio isonomia prevista na Constituição, que garante que toda pessoa tenha o mesmo tratamento diante da Lei. A proposta prevê ainda que o pagamento feito acima do valor da mensalidade, cobrados apenas para alunos com deficiência, deverá ser ressarcido em dobro do que foi pago, acrescido de correção monetária e juro legal.

Em seu parecer, a deputada justificou que esse direito foi assegurado ao aprovar a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência). Além disso, o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN -  que questionava a obrigatoriedade das escolas privadas de oferecer atendimento educacional adequado e inclusivo às pessoas com deficiência.

Como as escolas particulares justificam a taxa extra por necessitar contratar auxiliares para acompanhamento do aluno com deficiência, a proposta prevê a elaboração de planilhas com os custos de manutenção e desenvolvimento do ensino, bem como a elaboração de projeto pedagógico para a educação inclusiva.

O texto aprovado também determina que os casos de dúvidas referentes à violação de direitos das crianças e dos adolescentes com deficiência devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar, ao Conselho de Educação competente ou ao Ministério Público.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.