Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Semana Estadual Sobre Drogas Alcança 2.000 Jovens

Data do post: 18/09/2016 20:48:17 - Visualizações: (1098)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), conclui nesta sexta-feira, 16, a realização da 14ª Semana Estadual Sobre Drogas com o tema Viva sem drogas, siga, curta e compartilhe essa ideia.

- Governo do Tocantins A programação que iniciou nessa segunda-feira, 12, passou pelos municípios de Brejinho de Nazaré, Miranorte e Dianópolis, e seguiu para Araguaína. A ação é uma iniciativa da Gerência de Prevenção sobre Drogas, juntamente com o Conselho Estadual sobre Drogas e em parceria com os conselhos municipais, Polícia Civil e Superintendência da Juventude do Estado.

Desenvolvida desde 2002, a Semana Estadual Sobre Drogas visa reduzir as consequências sociais que afetam a saúde, a família, a comunidade e a sociedade, decorrentes do uso indevido de drogas. “O objetivo é lembrar a população sobre a importância das políticas de prevenção”, disse o gerente de Prevenção sobre Drogas da Seciju, José Américo Rosa Júnior, acrescentando que a escolha do tema foi para aproximar o público jovem tão inserido na temática tecnológica atual.

Durante os encontros, foram  realizadas palestras nas escolas sobre prevenção ao uso de álcool e outras substâncias, por meio do Projeto Prevenir da própria Seciju, além da entrega de cartilhas informativas e blitze educativas nas ruas, com a entrega de materiais de conscientização à população. Em Brejinho de Nazaré, cerca de 450 estudantes participaram das atividades. Somando com os municípios de Miranorte e Dianópolis, mais de 2.000 pessoas receberam os materiais de divulgação e conscientização da Semana Sobre Drogas.

Em Araguaína, foram visitadas a Clínica Terapêutica do município e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps/Ad), com o intuito de fortalecer as políticas públicas locais, além de conhecer e fiscalizar o trabalho que vêm sendo feito no município. Lá também aconteceria o 4º Circuito de Palestra: Quem escolhe seu caminho é você e não as drogas, em 20 escolas municipais e estaduais, realizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Conselho Estadual sobre Drogas, o Conselho Municipal de Educação e com a participação das polícias Federal, Militar e Civil, bem como a Secretaria Municipal de Educação e outras entidades e instituições locais.

José Américo explica que os municípios que receberam a programação são aqueles que possuem conselhos municipais de políticas sobre drogas atuantes e que ainda não foram contemplados.

Fonte: Nara Moura e Lauane dos Santos/Governo do Tocantins