Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Disputa Jogos Escolares da Juventude com 130 Alunos

Data do post: 18/09/2016 20:51:21 - Visualizações: (1111)

Maior competição interescolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) reúnem milhares de alunos de todo o País em disputas individuais e coletivas. Em 2016, cerca de 3.500 atletas de 12 a 17 anos participarão das duas etapas dos Jogos, realizados em João Pessoa em setembro e em novembro.

 Wagner Carmo / Exemplus / COBDo Tocantins, uma delegação de 153 participantes embarca neste sábado, 17, às 19 horas, rumo à capital paraibana para representar o Estado nas 12 modalidades da categoria 12 a 14 anos (ensino fundamental).

Esta primeira etapa, realizada entre os dias 20 e 29 de setembro, reúne alunos/atletas que disputarão 12 modalidades esportivas. A expectativa para este ano, conforme o chefe da delegação tocantinense, Claudius Vinícius Souza Oliveira, é trazer bons resultados para o Tocantins. “A expectativa é a melhor possível, principalmente por conta da pista da UFT Universidade Federal do Tocantins, que auxiliou muito no treinamento dos alunos. Além disso, a cada ano que os alunos participam eles ganham mais experiência e isso ajuda na hora das competições”, destacou.

Do total da delegação tocantinense, 130 alunos irão a João Pessoa para as disputas de 12 a 14 anos dos JEJ. Entre as modalidades disputadas nesta etapa, os atletas competem no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, no individual e no Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol, no coletivo.

Os jogos, contudo, vão além das disputas nas pistas, quadras, piscinas e tatames. A interação social entre os alunos e professores com os demais competidores e os embaixadores da competição é um fator a mais para o desenvolvimento sociocultural dos jovens competidores. “A troca de experiência entre os atletas possibilita um enriquecimento cultural muito importante na vida deles”, complementou Claudius Vinícius.

Se para o chefe da delegação a expectativa é grande, para quem vai participar a situação não é diferente. Rafael Veloso Barbalho representará o Tocantins nas competições de Handebol durante os jogos. Para ele, a competição vai além das disputas esportivas. Eu espero poder conhecer mais gente e fazer contato com outras delegações”, disse, acrescentando que espera uma boa participação em João Pessoa. Nós treinamos bastante e acredito que podemos trazer um grande resultado para o nosso Estado”, finalizou.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e reúne atletas e equipes vencedoras de competições escolares de todos os estados brasileiros. Em 2016, a expectativa é que mais de 3.500 atletas participem da competição. Do Tocantins, os 130 alunos de 12 a 14 anos que compõem a delegação conseguiram vaga nos JEJ, por meio dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Fonte: Philipe Bastos / Governo do Tocantins